5 dúvidas sobre procedimentos cosmiátricos invasivos

 

Os procedimentos cosmiátricos invasivos, como a aplicação de toxina botulínica, o preenchimento facial, os tratamentos a laser e tantos outros, são menos agressivos do que cirurgias tradicionais. No entanto, são bastante complexos e exigem o domínio de diversos conhecimentos médicos. Confira cinco dúvidas comuns sobre eles.

O que são procedimentos cosmiátricos invasivos?

São procedimentos realizados por motivações cosméticas, que provocam o mínimo de dano ao paciente em comparação a uma cirurgia tradicional, mas invadem a derme, epiderme ou o tecido subcutâneo. Alguns exemplos: preenchimento, aplicação de toxina botulínica, bioestimulação de colágenos, tratamentos a laser.

Procedimentos cosmiátricos invasivos são procedimentos médicos?

Sim! Parecem simples, mas exigem domínio de diversos conhecimentos, como anatomia, cirurgia e física dos materiais, e não são isentos de risco de complicações. Por isso, devem ser realizados por um médico dermatologista qualificado.

O inverno é uma boa época para realizá-los?

Eles podem ser feitos em qualquer época do ano, mas o inverno é um ótimo momento para os procedimentos que exigem menor exposição ao sol. Apesar disso, é importante lembrar que o Brasil é um país tropical e, mesmo no inverno, nossos níveis de radiação solar são muito altos. Por isso, mantenha o uso de diário de um fotoprotetor de acordo com a recomendação do seu dermatologista.

É possível reproduzir os resultados de uma celebridade com o procedimento?

Não. Cada indivíduo é único e responde de uma forma diferente ao procedimento. A melhor opção para cada paciente deve ser debatida em conjunto com o médico.

Como escolher um médico para realizar um procedimento cosmiátrico invasivo?

É muito importante escolher um médico qualificado para realizar os procedimentos cosmiátricos invasivos, pois podem causar complicações e precisam considerar todo o histórico de saúde do paciente. O cirurgião dermatológico acumula anos de estudo de medicina e dermatologia, e está qualificado para realizar procedimentos invasivos na pele, no couro cabeludo e nas unhas. Encontre um associado da SBCD em nosso site: www.sbcd.org.br.