DO SONHO À CONCRETIZAÇÃO DE GRANDES PROJETOS
Em 1988, uma história se inicia cheia de sonhos, desafios, esperanças e conquistas.
O encontro e a união de pessoas visionárias, como os Profs. Drs. Sebastião Sampaio e Luiz Henrique Paschoal, protagonistas de um projeto diferenciado que procurava oferecer uma educação médica mais ampla e de qualidade voltada para o cirurgião dermatológico, cria uma instituição sem fins lucrativos, porém com grande compromisso no aperfeiçoamento e atualização dos especialistas que viria a congregar.
Essa semente germina por 30 anos produzindo grandes frutos, fazendo desabrochar uma Sociedade de especialidade que vem, ao longo de três décadas, ampliando, aprofundando e promovendo o exercício de um saber contínuo junto aos cirurgiões dermatológicos brasileiros.
“Para atingir tal objetivo, cada integrante das gestões anteriores, contribuiu com a tarefa que lhe competia. A união de esforços e o compromisso coletivo fizeram com que a nossa Sociedade viesse a ocupar uma posição de destaque no cenário científico nacional e, quiçá, internacional como reconhecimento pelo nível do trabalho que desenvolve no ensino, na pesquisa e na extensão dos serviços que presta, indiretamente, à comunidade”, afirma o atual presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Dr. Mauro Enokihara.
De acordo com Dr. Elimar Gomes, tesoureiro da Sociedade, analisando o patamar onde se encontra a SBCD hoje sob uma ótica retrospectiva, “pode-se afirmar que todos que já fizeram parte de outras gestões, do corpo de conselheiros e outros colaboradores, no exercício de suas funções docentes, técnicas e administrativas deram – e continuam oferecendo – suas contribuições, e todos nós hoje nos regozijamos interiormente e nos sentimos altivos, porque de alguma maneira cooperamos com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica para ser o que ela é: um agente influenciador no que tange promover a prática, o ensino, a pesquisa e o treinamento científico na área de Cirurgia Dermatológica e procedimentos afins.”
Na mesma linha de pensamento, Dr. Beni Grinblat, secretario da Gestão 2017-2018, é categórico ao afirmar que “participar dessa história nos traz a oportunidade de aprender a conviver com uma constante troca de experiências, a ceder, a defender nossos princípios, além de contribuir com a formação de colegas que estão em inicio de carreira”.
No pilar Educação, a SBCD tem se destacado no meio da especialidade com projetos educacionais de grande impacto, como os Cursos de Aperfeiçoamento Teórico-Prático em Cirurgia Dermatológica, Cosmiatria e Laser, Anatomia Aplicada a Procedimentos Dermatológicos da Face, Cirurgia Micrográfica, Itinerante (estes dois últimos em parceria com a SBD), entre outros que já realizou e ainda estão por vir. No entanto, a ação de maior expoente da Sociedade é o Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica (CBCD), único evento científico da especialidade no Brasil. Desde o início, a SBCD incorporou importantes diferenciais ao Congresso. Foram introduzidos conceitos de cursos práticos e workshops, com demonstração em tempo real de diversas modalidades terapêuticas e cirúrgicas, sem esquecer as iniciativas de cunho social.
O futuro é agora
Ao longo destes 30 anos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica vem tendo um papel de protagonismo na dermatologia nacional. Uma das principais características da SBCD é seu pioneirismo e seu olhar para o futuro. Ao comemorar seus 30 anos, a Sociedade sentiu a vontade e precisão em dar uma repaginada na identidade visual de alguns de seus itens de divulgação, como logotipo dos cursos e canais de comunicação.
A proposta de uma nova comunicação visual foi além da homenagem justa e necessária aos que contribuíram para essa história. Entre as novidades, está a Campanha SBCD Ano 30. “A Campanha conta com ações bem distintas, celebra o que está por vir e também mostra a atenção que a Sociedade tem com o futuro e a necessidade de constante evolução”, declara o tesoureiro da SBCD, Dr. Elimar Gomes.
A construção da marca desta campanha, que acompanhará o logo oficial da SBCD durante o ano de 2018, segue exatamente a ideia de modernidade que a instituição se preocupa em não descuidar. Tanto as cores quanto a própria construção de seus traços com linhas e elementos modernos foram desenhados com simplicidade e elegância, de modo a não concorrerem com o logotipo oficial, mas que transmitem uma imagem contemporânea de caráter evolutivo.
Da mesma forma, todos os canais de comunicação estão tendo sua identidade visual renovada nesta mesma linha. Nenhuma cor ou traço exuberante. O foco total é no cirurgião dermatológico e seu importante papel para a medicina no país.
Mas, as comemorações de Jubileu de Pérolas da SBCD não se restringiram à formatação de uma nova identidade visual para seus meios de comunicação. Para celebrar esta data tão marcante será lançado um livro contando a rica história da Sociedade. Nesta obra será possível recordar – para aqueles que fazem parte desta caminhada de três décadas da entidade – e conhecer quais nomes importantes estão ligados à sua fundação, (re) ver fotos e fatos relevantes sobre seus eventos científicos, compra da primeira sede, inauguração da sede atual, a criação do Centro de Procedimentos Ambulatoriais Prof. Luiz Henrique Paschoal (CPA), a implementação de cursos em sua grade científica, entre outras narrativas de episódios passados ligadas à trajetória da SBCD.
“Este ‘livro de memórias’ é uma singela homenagem àqueles que aqui ensinaram, trabalharam e estudaram. Todos, incluindo aqueles não mencionados aqui, construíram e constroem dia após dia, este ‘olimpo’ do saber”, sentencia Dr. Mauro Enokihara.
Praça SBCD Ano 30
O principal evento da SBCD, seu congresso nacional, será a grande oportunidade para o associado conhecer a fundo e interagir com a campanha em comemoração aos 30 anos da instituição.
Para isso foi criada a Praça SBCD Ano 30, que será um espaço temático de convivência, amplo e confortável, com diversas alusões à campanha e pontos de interatividade. Estão sendo preparadas algumas surpresas, mas dá pra adiantar que será um espaço futurista e que o associado será convidado a usar a imaginação. Também haverá referência aos expoentes da história da Sociedade.
Para atual diretoria da SBCD, “fazer parte dessa história nos traz o sentimento de ter colaborado com a Sociedade para um projeto de educação médica continuada que proporcione aos cirurgiões dermatológicos do futuro um conhecimento acima do esperado”.
Outras ações, como parte das comemorações de 30 anos, serão realizadas no segundo semestre de 2018. Mas isto só será revelado no momento certo. Aguardem!