Carcinoma Basocelular (CBC)

 

O carcinoma basocelular (CBC) representa até 70% dos casos de câncer da pele. É o tumor cutâneo mais comum, mas também o menos agressivo, com menor chance de formar metástases, ou seja, se espalhar para outros órgãos do corpo. Surge nas células basais, localizadas profundamente na epiderme, a camada superior da pele. Cresce lentamente, tem baixa mortalidade e altos índices de cura quando descoberto precocemente.

O CBC é mais comum em áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço, tronco, extremidades etc. O nariz é a localização mais frequente. Normalmente se parece com um nódulo ou ferida, tem aspecto perolado e cor branca, rosa, bege ou marrom. Eventualmente, pode sangrar.

Apesar da baixa letalidade, o CBC pode provocar cicatrizes desfigurantes caso não seja tratado em tempo. Embora mais frequente a partir dos 60 anos, sua incidência entre as pessoas com menos de 40 anos aumentou nas últimas décadas, por causa do hábito de bronzear a pele e fazer bronzeamento artificial.

Fatores de risco

  • Histórico de exposição excessiva ao sol ou uso de câmaras de bronzeamento
  • Ter pele, olhos ou cabelos claros
  • História pessoal ou familiar da doença, exposição excessiva ao sol
  • Sistema imunológico enfraquecido por infecções, transplantes ou tratamento de câncer
  • Imunossupressão (sistema imunológico enfraquecido pela realização de transplantes ou tratamento oncológico ou infecções)
  • Síndromes genéticas, como o xerderma pigmentoso

Prevenção

Medidas de fotoproteção simples, como evitar se expor nos horários de radiação ultravioleta forte, uso diário de filtro solar, não fazer bronzeamento artificial, usar acessórios e roupas com proteção, ajudam a prevenir o CBC. Além disso, é importante realizar periodicamente o autoexame da pele. Se encontrar qualquer sinal suspeito, procurar imediatamente um dermatologista. Por fim, lembre-se: o autoexame não substitui a avaliação de um médico.