Cicatrizes

 

O que são cicatrizes?

As cicatrizes aparecem quando a pele se refaz de machucados causados por acidente, doença ou cirurgia. Elas fazem parte do processo de cura.

Podem ser avermelhadas ou da cor da pele, finas ou largas, grossas ou deprimidas. E o tratamento dependerá das características clínicas.

Tratamento

Diversas técnicas podem ser empregadas para minimizar as cicatrizes, a maioria delas realizada no próprio consultório dermatológico. Eis algumas opções:

  • Tratamento cirúrgico: método de remoção da cicatriz que faz a junção da pele normal de uma maneira menos evidente.
  • Dermoabrasão: método usado para suavizar cicatrizes causadas por acne, marcas de catapora ou irregularidades pequenas da superfície da pele. Uma máquina elétrica remove as camadas superiores da pele, como se fosse um lixamento, conferindo um contorno mais uniforme à superfície.
  • Tratamentos com laser e outras fontes de luz: empregam a luz de alta energia para tratar as cicatrizes. De pendendo do tipo de cicatriz, são indicados aparelhos que promovem formação de colágeno, ou que promovem um “lixamento” da pele. Há também aparelhos que agem na coloração da cicatriz.
  • Preenchimento: o uso injetável de ácido hialurônico ou outros produtos sob cicatrizes deprimidas pode deixar a pele mais uniforme.
  • Peelings químicos: o uso de produtos químicos, pelo dermatologista em seu consultório, promove a remoção da camada superior da pele e estimula a formação de colágeno.
  • Microagulhamento: aparelhos que fazem diversos “microfuros” na pele estimulam a formação de colágeno e suavizam as cicatrizes.