Cuidados gerais com a pele

 

Cuidados gerais com a peleHigiene

No dia-a-dia, há diversas impurezas que se depositam sobre a pele: partículas de poluição, suor, resíduos de maquiagem, cremes, cosméticos e bactérias,  além das células mortas e secreções produzidas pelo próprio corpo.

Se não forem eliminadas, essas impurezas podem levar à obstrução dos poros, à ocorrência de processos inflamatórios e ao surgimento de cravos, espinhas e miliuns (“bolinhas” de sebo), aumentando também a oleosidade. Além disso, a falta de higiene deixa a pele opaca e sem vida, dificulta a ação de cosméticos e acelera o processo de envelhecimento.

A pele do rosto deve ser higienizada duas vezes por dia: de manhã e de noite. Pela manhã, é preciso remover as impurezas acumuladas durante a noite. Recomenda-se o uso de um sabonete adequado ao tipo de pele, preferencialmente líquido. À noite, como a quantidade de impurezas depositadas sobre a cútis é maior, a higienização com sabonete deve ser complementada com produtos específicos, como tônicos e loções. É imprescindível também que a maquiagem seja retirada antes de dormir, com demaquilantes apropriados.

As áreas mais expostas aos agentes poluentes, como o rosto, precisam ser lavadas com mais frequência. O ideal é que a água esteja em uma temperatura mediana. A água fria demais dificulta a higiene, enquanto a água excessivamente quente irrita e remove toda a proteção natural da pele. Sabonete em excesso contribui para o ressecamento.

Para as peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes com alfa-hidroxiácidos (acido salicílico, mandélico, málico, glicólico etc.) e enxofre, que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal também são os sabonetes líquidos, com pH neutro, e complementação da limpeza com loção ou leite de limpeza.

Ao menos duas vezes por semana, recomenda-se remover as camadas de células mortas por meio da esfoliação. O ideal são os produtos com ácido alta-hidróxi, que tem propriedades anti-inflamatórias.

Hidratação

As células da pele produzem uma secreção natural denominada manto hidrolipídico, que promove a adequada hidratação cutânea. Essa lubrificação natural, produzida constantemente pela pele, protege-a de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até de infecções. Evitar a desidratação é fundamental para garantir a saúde, o viço e o aspecto juvenil da pele.

Há medidas simples que favorecem a hidratação e manutenção do equilíbrio hídrico da pele:

  • Ingerir no mínimo dois litros de líquidos por dia.
  • Evitar exposição excessiva ao sol – os raios ultravioletas, um dos principais agressores da pele, penetram profundamente na camada de proteção, desencadeando a desidratação cutânea.
  • Manter uma dieta rica em frutas e verduras.
  • Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados.
  • Usar diariamente hidratantes corporais e faciais.

A pele do rosto e a do corpo necessitam de uma hidratação adequada, em todas as estações do ano. Entretanto, no inverno, é no corpo que se verifica um ressecamento maior. Isso porque na face temos mais glândulas sebáceas do que no corpo, e elas participam ativamente da manutenção da hidratação natural da pele. No inverno, os banhos são mais demorados e a água é mais quente, e há o uso de sabonetes e buchas que acabam por retirar ainda mais a lubrificação natural da pele e, assim, favorecem o ressecamento.

A escolha do hidratante varia de acordo com a idade e com cada tipo de pele. No caso dos hidratantes faciais, é importante associar com o filtro solar. Hidratantes em gel são indicados para peles oleosas ou mistas, pois não apresentam oleosidade em suas formulações. No entanto, a pele pode ser oleosa e estar ressecada, ou ter tendência a formar comedões (cravos). Nesses casos, os melhores produtos são os géis e as loções oil-free. Há também o soft-gel, um produto sem oleosidade e muito leve, com textura semelhante à de um creme, apesar de ser um gel. Já os hidratantes em creme são mais indicados para peles normais ou secas.