Cursos Itinerantes da SBCD

 

Cursos ItinerantesOs Cursos Itinerantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) já fizeram parte da grade científica em gestões anteriores.
A Diretoria 2019/2020, presidida pelo Dr. Joaquim Mesquita Filho e cumprindo um dos objetivos da gestão, que é “descentralizar a formação em Cirurgia Dermatológica, por meio de cursos em diferentes regiões”, decidiu dar continuidade aos Cursos Itinerantes, que vêm ocorrendo regularmente desde 2017, por considerar que são eventos de alto aproveitamento para os associados da SBCD. Os cursos são exclusivamente práticos e ministrados por dois professores membros da SBCD.

Para a viabilização dos cursos, a diretoria da SBCD reuniu-se com a direção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e solicitou o apoio das Regionais da SBD, uma vez que a maioria delas possui estrutura para atender a demanda. O pedido foi prontamente atendido.

Dr. Lauro Lourival
Dr. Lauro Lourival – Coordenador dos Cursos Itinerantes

A coordenação dos Cursos Itinerantes ficou a cargo do Dr. Lauro Lourival Lopes Filho, membro da Diretoria da SBCD, que coordena os cursos itinerantes desde 2017 que são oferecidos a todas as Regionais da SBD. De acordo com o interesse destas, são programados quatro cursos por ano, ao longo do biênio 2019-2020, contemplando áreas de maior interesse e necessidades locais. Após os aceites das regionais interessadas, foi elaborado um calendário para cada ano – 2019 e 2020 – onde serão ministrados quatro cursos ao ano. As datas foram discutidas e estabelecidas com as Regionais-SBD.
Foi solicitado, também, que cada Regional indicasse os temas preferidos pelos associados, a fim de que fossem contempladas as reais necessidades de cada uma (cirurgia básica, avançada, de unha, oncológica, etc).

Segue o cronograma:

Data Local Professores Temas
15/03/2019 Belém/PA Bruno Santana Borges Cirurgia dermatológica básica
28 a 29/06/2019 Fortaleza/CE Nilton Gioia Di Chiacchio Cirurgia de unha
28/09/2019 São Luís/MA Lauro Lourival
Sergio Serpa
Cirurgia de unha
Blefaroplastia
19/10/2019 Cuiabá/MT Felipe Mauricio Soeiro
Guillermo Loda
Cirurgia de consultório, cicatrizes hipertróficas e quelóides

 

Veja mais: