Curso de Cirurgia Micrográfica SBCD/SBD 2019

 

O câncer de pele acomete quase 200 mil pessoas por ano no Brasil, sendo responsável por mais de três mil óbitos anuais. Uma das modalidades terapêuticas mais eficazes para boa parte dos casos é a cirurgia micrográfica, infelizmente ainda pouco disponível no país.

Para ajudar a mudar esta realidade, as diretorias da SBCD e SBD estão novamente promovendo o Curso de Cirurgia Micrográfica no Centro de Procedimentos Ambulatoriais (CPA) da SBCD, em São Paulo, para o ano de 2019. A iniciativa visa tanto formar novos cirurgiões micrográficos, como auxiliar no aprimoramento técnico dos associados que já a praticam.

O curso, formulado com o aval do Departamento de Cirurgia Micrográfica da SBD e de professores renomados no procedimento, conta também com o apoio dos Departamentos de Cirurgia Dermatológica, Dermatopatologia e Oncologia Cutânea da SBD. “O dermatologista sócio da SBCD/SBD que participar deste curso terá a oportunidade de executar as cirurgias, o processamento dos tecidos e a análise histológica ao microscópio”, relata Dr. Mauro Enokihara, presidente da SBCD e idealizador do projeto. E continua: “Toda a técnica e histopatologia envolvida será revisada por renomados cirurgiões e dermatopatologistas”.

A Cirurgia Micrográfica de Mohs é uma técnica que remove tumores cutâneos de forma extremamente precisa, pois avalia microscopicamente todas as margens da lesão durante a cirurgia, tanto evitando a remoção excessiva de tecido sadio peritumoral quanto possibilitando mais segurança à cura. A avaliação das margens é feita antes de se proceder o fechamento cirúrgico, gerando cicatrizes menores que na técnica convencional, na qual é preciso retirar uma margem maior de segurança. Além disso, em muitos casos, ajuda a poupar estruturas nobres do nariz e região periocular, por exemplo.

Serviço

Curso de Cirurgia Micrográfica SBCD/SBD

Coordenação Executiva: Diretorias executivas SBCD e SBD Gestão 2019/2020.

Coordenação Científica: Departamento de cirurgia micrográfica da SBD.

Duração: 1 ano.

Início: Janeiro de 2019.

Término: Dezembro de 2019.

Informações: micrografica@sbcd.org.br

Promoção

Realização: Diretorias executivas SBCD/SBD Gestões 2019-2020.

Apoio: Departamentos de Cirurgia Dermatológica, Dermatopatologia e Oncologia Cutânea da SBD.

Supervisão Científica: Departamento de Cirurgia Micrográfica da SBD.

Coordenação Científica: Drª. Mariana Nadalin Meireles.

Coordenação Executiva: Dr. Joaquim Mesquita Filho.

Coordenadores Adjuntos: Drª. Vanessa Mussupapo, Dr. Glaysson Tassara, Dr. André Simião e Dr. Luiz Fernando Fleury Junior.

Captação de Pacientes: Dr. Gustavo Vieira.

Leia mais: