Até o final da década de 80, a dermatologia no Brasil era essencialmente clínica. O cenário começou a mudar com a fundação da SBCD, em 1989, e com o desenvolvimento da cirurgia nos ambulatórios de dermatologia dos Serviços Credenciados. Figuras emblemáticas como os professores doutores Sebastião de Almeida Prado Sampaio e Luiz Henrique Camargo Paschoal lutavam para incorporar práticas cirúrgicas à rotina do dermatologista. A cirurgia dermatológica começava a tomar forma, e os dermatologistas passaram a buscar voluntariamente conhecimentos nessa área.
Hoje, 30 anos depois, a cirurgia dermatológica deixou de ser uma área de conhecimento embrionária e se tornou uma atividade consolidada na rotina do dermatologista. A figura do cirurgião dermatológico tomou forma e ocupa, nos dias atuais, papel importante na medicina cutânea, sendo o responsável por procedimentos de alta complexidade, como cirurgia micrográfica de Mohs, as cirurgias para remoção e tratamento de câncer de pele, cirurgia das unhas, transplante capilar, entre outros.
O crescimento da especialidade nas últimas três décadas abriu espaço para o lançamento de campanha inédita de valorização profissional do cirurgião dermatológico.
Sob o slogan “A melhor ferramenta é o conhecimento”, a campanha busca ressaltar que o conhecimento adquirido durante os anos de estudo e prática é a ferramenta mais valiosa do cirurgião dermatológico. Os procedimentos dermatológicos, por exemplo, têm papel fundamental na busca pela saúde da pele e os instrumentos cirúrgicos são os meios utilizados para atingir esse objetivo. Mas, acima de tudo, é preciso que haja um cirurgião dermatológico devidamente capacitado para operá-los, utilizando a sua melhor ferramenta – o conhecimento.
A campanha faz parte de uma série de comemorações dos 30 anos da SBCD, completados em maio, e foi lançada durante o 30º CBCD, em Belo Horizonte. A primeira grande ação aconteceu no estande da Sociedade, onde os associados tiveram suas mãos – simbolizando o conhecimento – escaneadas e impressas em um certificado personalizado, com o slogan da campanha, registrando sua especialização. A campanha teve a adesão de associados brasileiros e estrangeiros, ex-presidentes e membros da diretoria, tendo resultado na produção e impressão de mais de 400 certificados ao final do evento. A campanha foi muito bem recebida pelos participantes, que há muito tempo já viam necessidade de valorização da especialidade.
“Hoje, somos uma das maiores sociedades do mundo que trata deste tema. A cirurgia dermatológica só cresce no Brasil e, por isso, o cirurgião dermatológico brasileiro merece todo esse reconhecimento”, afirma o Dr. Elimar Gomes, tesoureiro da SBCD e um dos idealizadores da campanha.
Mas a campanha não para por aí. O projeto terá continuidade ao longo do ano, marcando presença nos principais congressos de dermatologia, com ações em eventos próprios da SBCD e com divulgação online. O ano de 2018 é, definitivamente, o ano do cirurgião dermatológico!
“A caneta que produz prescrições maravilhosas pode ser empunhada a qualquer momento por qualquer pessoal. O bisturi, jamais. Ele é exclusivo da classe médica e, em cirurgia dermatológica, exclusivo para médicos bem formados e treinados. Portanto, aprendam e pratiquem a cirurgia dermatológica, pois esta valoriza o dermatologista. Sempre que possível, filiem-se ao corpo clínico de um hospital. Procurem fazer parte de uma equipe cirúrgica multidisciplinar.”
Prof. Dr. Carlos D’Apparecida Machado Filho, em seu discurso durante o 26º CBCD, em Porto Alegre
Confira a galeria de fotos: