Selecione uma Área

Área: Indicações
Total: 3 capítulos

Estrias
15 de junho de 2018

por Drª. Elisete Crocco

Áreas: Indicações

Definição Estrias são feixes lineares de pele atrófica que ocorrem em áreas de dano dérmico produzido por estiramento1. São lesões comuns de pele que podem representar uma carga psicológica significativa para os pacientes2. Clinicamente surgem como cicatrizes lineares de coloração eritematosa, como na figura 1, chamadas de estrias rubras, com o tempo evoluem apresentando coloração …

Continuar lendo...

Estética genital feminina
7 de novembro de 2017

por Drª. Doris Hexsel e Drª. Simone Ramos

Áreas: Indicações

I – Introdução Os procedimentos estéticos da região genital feminina sofreram grandes avanços nos últimos anos, tornando-se cada vez mais populares e contribuindo para o bem-estar da mulher.1 A abundância de conteúdos de cunho sexual nos meios de comunicação e a popularidade da depilação genital, especialmente à moda brasileira (conhecida internacionalmente como Brazilian Wax) são …

Continuar lendo...

Queratoses actínicas e campo de cancerização cutâneo
29 de maio de 2017

por Drª. Anna Carolina Miola, Dr. Juliano Vilaverde Schmitt e Dr. Hélio Amante Miot
Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP

Áreas: Indicações

Queratoses actínicas (QA), ceratoses actínicas ou queratoses solares, são neoplasias cutâneas pré-malignas, resultantes, principalmente, da fotoexposição crônica. Acometem especialmente sujeitos de pele clara, adultos e idosos, nas áreas fotoexpostas1. São formadas por proliferações atípicas de queratinócitos intraepiteliais e apresentam risco de evoluir para carcinoma espinocelular (CEC) de 0,025 a 20% por ano2. Pacientes de fototipos …

Continuar lendo...