Selecione uma Área

Área: Procedimentos
Total: 11 capítulos

Retalhos cutâneos locais na reconstrução da face: considerações gerais
12 de junho de 2018

por Drª. Samira Yarak, Dr. Luis Henrique Barbizan de Moura e Drª. Marina Zoéga Hayashida

Áreas: Procedimentos

Introdução A face é a parte mais exposta do corpo e qualquer imperfeição ou cicatriz se torna visível, necessitando de experiência e destreza do cirurgião, já que o resultado estético terá, obrigatoriamente, implicações físicas e psicológicas para o paciente. A reconstrução facial envolve decisões importantes tanto por parte do paciente como do cirurgião. O paciente …

Continuar lendo...

Reconstrução de defeitos cutâneos na região frontal
11 de junho de 2018

por Dr. Bruno de Carvalho Fantini e Dr. Henrique José de Magalhães Cavellani

Áreas: Procedimentos

Introdução A fronte nos pacientes jovens é uma unidade estética lisa em repouso. Com a contração muscular, surgem rugas horizontais e se elevam as sobrancelhas gerando expressividade e dinamismo. Isto faz com que a região frontal tenha importante papel na comunicação verbal e não verbal. Ocupando quase todo o terço superior da face é uma …

Continuar lendo...

Remoção de tatuagens a laser
6 de abril de 2018

por Dr. Luiz Eduardo Garcia Galvão

Áreas: Procedimentos

1. Indicações As tatuagens podem ser classificadas como profissionais, amadoras, cosméticas e traumáticas. Em tatuagens profissionais e amadoras, a profundidade dos pigmentos varia entre 1-3mm, sendo comum que o tatuador injete pigmento em diferentes profundidades para se obter efeitos “sombreados”, potenciando também o brilho da cor (Figura 1). Nas tatuagens profissionais, também  é injetada uma …

Continuar lendo...

Retalhos de interpolação
20 de fevereiro de 2018

por Dr. Felipe Bochnia Cerci

Áreas: Procedimentos

1. Introdução e indicações Por definição, um retalho de interpolação tem as seguintes características: área doadora distante e não contígua com o defeito cirúrgico, pedículo vascular baseado em uma artéria específica e/ou suas tributárias, e mais de um estágio para realização completa.1, 2 Os dois retalhos de interpolação mais comumente utilizados para reconstrução nasal e …

Continuar lendo...

Blefaroplastia inferior transcutânea
19 de fevereiro de 2018

por Dr. Roosevelt das Neves Rocha Filho e Dr. Igor Bottura Azevedo

Áreas: Procedimentos

Indicações A blefaroplastia inferior é uma cirurgia cosmética cujo principal objetivo é a melhora do aspecto estético da região palpebral. As principais indicações são: blefarocalazio (pacientes com excesso de pele palpebral), dermatocalazio (flacidez e excesso de pele palpebral), herniação das bolsas de gordura e redução de rítides perioculares. Pré-operatório Durante a consulta pré-operatória é importante …

Continuar lendo...

Blefaroplastia superior
4 de dezembro de 2017

por Dr. Mauricio Paixão

Áreas: Procedimentos

Introdução A Blefaroplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados para estética da região palpebral. A blefaroplastia é um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais realizados no mundo. Estima-se que somente nos EUA, em 2012, mais de 150.000 pacientes foram submetidos a este procedimento, com um crescimento de 4% com relação ao ano anterior. Na faixa …

Continuar lendo...

Enxertos
21 de novembro de 2017

por Dr. Gabriel Gontijo, Drª. Natália Guimarães Ribeiro e Drª. Nicole Perim

Áreas: Procedimentos

Introdução Os enxertos são obtidos pela remoção completa de tecido sem suprimento vascular da área doadora e transferência para outra área (receptora) com novo leito vascular. Ele é usado quando uma ferida ou defeito cirúrgico não pode ser fechado por síntese primária ou com o auxílio de retalhos.1,2 Outra indicação clássica para a utilização do …

Continuar lendo...

Cicatrização por segunda intenção
3 de outubro de 2017

por Dr. Ivander Bastazini Junior

Áreas: Procedimentos

Nas últimas décadas, com o refinamento das técnicas reconstrutivas, a cicatrização por segunda intenção vem sendo esquecida ou considerada uma alternativa de exceção. Com o aprimoramento de suas habilidades, os cirurgiões tendem a realizar reconstruções complexas e demoradas, visando o melhor resultado estético e esquecendo que para determinadas localizações, menos pode ser mais. O receio …

Continuar lendo...

Exérese e fechamento primário de lesões cutâneas
3 de outubro de 2017

por Dr. Juliano Breunig

Áreas: Procedimentos

Indicações As exéreses com fechamento primário são indicadas por motivos tanto funcionais quanto estéticos. Motivos para fechamento primário incluem: traumas cortantes, contusos ou cortocontusos; exéreses de lesões cutâneas malignas ou benignas; exéreses de cicatrizes e outras alterações cutâneas. Contra-indicações Absolutas Impossibilidade de aproximação das bordas mesmo após amplo descolamento. Nestes casos pode-se associar fechamento primário …

Continuar lendo...

Tratamento Cirúrgico de Tumores Malignos que Acometem Apenas a Lamela Anterior das Pálpebras
3 de outubro de 2017

por Dr. Frederico H. Sanchez e Dr. Henrique Marques

Áreas: Procedimentos

Introdução Os tumores malignos da pálpebra são frequentes, representando 15% a 20% de todas as lesões das pálpebras e até 5% a 10% de todos os cânceres de pele1. Os fatores de risco para neoplasia palpebrais incluem idade avançada, pele clara, história familiar e exposição solar crônica.1-2 As neoplasias malignas mais comuns são carcinoma basocelular (90%), …

Continuar lendo...