Nota de Falecimento – Dr. Jorge José de Souza Filho

 

A Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), em nome de todos os seus associados, vem expressar seu profundo pesar pelo falecimento do seu Ex-Presidente, Dr. Jorge José de Souza Filho.

Dr. Jorge faleceu hoje, aos 83 anos, após uma longa trajetória de contribuições para o desenvolvimento da Dermatologia e da Cirurgia Dermatológica no Brasil. Com uma atuação institucional diversificada, foi um dos fundadores da SBD-SC e seu primeiro presidente até 1992. Também ajudou a fundar a SBCD em 1988, e presidiu nossa Sociedade de 1995 a 1996, tendo um papel crucial para seu crescimento.

 

Professor titular do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. Jorge recebeu diversas homenagens na carreira. Foi nomeado “professor do ano” nos anos de 2000 e 2003 durante o CBCD. Recebeu o “Diploma de Mérito Médico”, outorgado pelo CRM-SC. Ocupou a cadeira n° 34 da Academia Catarinense de Medicina e foi o Presidente de Honra do XIX CBCD e do 66º Congresso da SBD. Foi ainda diretor técnico de dois dos maiores Hospitais do Estado: o Hospital Governador Celso Ramos e o Hospital de Caridade, dentre outras realizações.

A SBCD lamenta profundamente a perda desse grande dermatologista e manifesta toda solidariedade aos familiares e amigos. Seremos sempre gratos ao Dr. Jorge pela dedicação e contribuição à nossa especialidade.

Diretoria da SBCD – Gestão 2021-2022