Novas tecnologias para tratamento corporal

 

Nos últimos anos, houve um avanço considerável no desenvolvimento de tecnologias não invasivas para o tratamento de queixas corporais, como gordura localizada, flacidez e celulite. Esta evolução provavelmente foi impulsionada pelas mudanças nos padrões de beleza nos últimos anos e pela exigência individual de cada pessoa com o seu formato corporal, aliados à tendência moderna de aumento dos cuidados e da preocupação com a alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Para o médico dermatologista que atende pacientes com queixas estéticas corporais, é muito importante a avaliação individualizada de cada paciente, pois as alterações encontradas durante o exame físico devem ser manejadas conforme os diagnósticos, orientando a indicação das tecnologias.

No passado, para o tratamento da gordura localizada, a única opção era cirúrgica, através da lipoaspiração. Atualmente, os tratamentos com tecnologias não invasivas estão se mostrando eficazes e seguros, podendo também serem customizados conforme a avaliação médica e as preferências dos pacientes.

Abaixo, as tecnologias não invasivas mais utilizadas atualmente no tratamento da gordura localizada, flacidez e celulite:

  • Radiofrequência (RF): desde 2002, esta tecnologia foi primeiramente desenvolvida e estudada para o tratamento da flacidez, provocando a contração imediata do colágeno e estímulo à formação de colágeno novo através do aquecimento. Produz dano térmico na derme, podendo atingir também o tecido gorduroso. Conforme o equipamento, os aplicadores podem ser monopolares, unipolares, bipolares ou multipolares. Estudos mais recentes mostram que a RF monopolar sem contato atua promovendo diminuição do tecido gorduroso, sendo utilizada para o tratamento da gordura localizada. O número de sessões de RF varia conforme a indicação e o equipamento. Atualmente, a RF é muito utilizada em associação à outras tecnologias nos tratamentos corporais.

 

  • Criolipólise: utiliza o congelamento controlado para provocar diminuição da gordura, preservando os tecidos ao redor, como pele, nervos e músculos. Foi a primeira tecnologia desenvolvida para melhora da gordura localizada. Atualmente existem vários estudos avaliado eficácia e segurança. Normalmente necessita 1-3 sessões para atingir resultados almejados, em pacientes que não estão acima do peso. Os melhores candidatos a esta tecnologia são pacientes que apresentam pequenos depósitos de gordura localizados no tronco ou abaixo do queixo.

 

  • Lasers: alguns equipamentos utilizam lasers para criar lesões nas células de gordura e induzir a sua diminuição. É o caso de equipamentos de laser de baixa potência de 635nm e laser diodo 1060nm. O número de sessões varia conforme o equipamento e a avaliação dos paciente.

 

  • Ultrassom focado de alta intensidade (HIFU): produz aquecimento na profundidade programada pela ponteira que, dependendo do equipamento, atinge entre 1,5mm até 13mm abaixo da superfície da pele. Provoca lesão térmica, produzindo tanto contração progressiva dos tecidos tratados, estímulo à formação de colágeno e também diminuição da gordura do tecido subcutâneo. Esta tecnologia é utilizada nos tratamentos corporais tanto para melhora da flacidez, como para melhora da gordura localizada. O número de sessões varia conforme o equipamento utilizado e a indicação.

 

  • Ondas acústicas: é uma tecnologia já consagrada no tratamento da flacidez e celulite, com estudos mostrando melhora da circunferência, diminuição da espessura do tecido gorduroso e melhora do aspecto irregular da superfície da pele nas áreas tratadas. Novos equipamentos associam as ondas acústicas à outras tecnologias, como a radiofrequência, para incremento dos resultados. O número de sessões varia conforme o equipamento utilizado.

 

  • Campo eletromagnético de alta intensidade (tecnologia HIFEM): tecnologia recentemente desenvolvida para a melhora da flacidez muscular através da indução de contrações supramáximas por estímulo neurológico. Estudada para melhora da flacidez da musculatura abdominal, glúteos, braços e panturrilhas. Induz aumento da espessura e do número de fibras musculares. Também proporciona melhora da separação dos músculos retos abdominais, muito comum após gestação. Estudos também mostram, através de exames de imagem, diminuição da espessura da gordura da parede abdominal após 4 sessões.

 

Todas as tecnologias acima mencionadas são estudadas e possuem aprovação dos órgãos de regulamentação para utilização nos tratamentos corporais. Cabe ressaltar que, em geral, os efeitos demoram de 3 a 6 meses para atingirem o seu ápice após cada finalização de tratamento. As tecnologias possuem algumas contraindicações que devem ser avaliadas individualmente para cada equipamento e paciente, assim como os possíveis efeitos adversos associados devem sempre ser explicados para os pacientes antes de iniciar os tratamentos.

 

Texto elaborado pela Dra. Taciana Dal’Forno Dini, dermatologista, coordenadora da Cosmiatria da Residência de Dermatologia da PUC-RS, diretora SBCD Gestão 2021-2022, CRM-RS  22786 RQE 17234