Agosto/2015

Como preparar a pele para a depilação

Em qualquer época do ano, os cuidados com a pele devem ter seu lugar reservado na rotina de higiene e beleza. E manter a pele macia, com toque suave, livre de pelos, manchas ou sinais de irritação é a vontade das mulheres ao se submeterem à depilação, independentemente do método a ser utilizado.

A dermatologista Dra. Silvia Schmidt (CRM/SC 5688 e RQE 1992), diretora da SBCD-Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica comenta que na semana antes da depilação, deve-se aplicar diariamente, durante o banho, um esfoliante suave, para desencravar os pelos e facilitar a sua retirada. “Para quem vai se depilar com cera, vale tomar um banho morno para abrir os poros uns 30 minutos antes da depilação. É importante que a pele esteja totalmente limpa antes de extrair os pelos, sem cremes, pomadas ou óleos. No caso da depilação a laser, a pele não deve estar bronzeada. No dia da depilação, é interessante usar roupas mais larguinhas e, de preferência, de algodão. Tecidos sintéticos, como jeans e lycra contribuem para o aparecimento de pelos encravados, também conhecidos como foliculite”.

Em relação à esfoliação, muitas mulheres ainda têm dúvidas se este procedimento é bom ou ruim. A especialista explica que a pele do corpo deve ser esfoliada periodicamente, para ajudar na renovação celular, deixando-a macia. “Quem tem tendência a pelos encravados deve começar a esfoliar a pele em dias alternados, assim que eles começam a nascer para que ocorra a desobstrução do poro e evite que o pelo inflame. Todo esse processo deve ser feito suavemente. A esfoliação em excesso pode ressecar e ferir a pele”.

A hidratação é outro agente influenciador na saúde cutânea. “A pele bem hidratada é uma pele mais saudável para enfrentar a agressão da depilação com cera, desde que o creme não seja usado no dia da depilação, o que dificulta a extração dos pelos. Após o procedimento, os cremes hidratantes devem ser evitados. O ideal é usar gel ou loções oil-free, que acalmam a irritação, tonificam e ajudam a cicatrizar e regenerar a pele”, finaliza a dermatologista Dra. Silvia Schmidt.

Para quem deseja ter uma depilação perfeita e manter a pele sausável, a dermatologista elencou sete dicas. Confira abaixo:

1.   Esfoliar suavemente a pele periodicamente para evitar os pelos encravados. Os movimentos devem ser circulares;

2.   Usar produtos específicos prescritos pelo dermatologista para quem tem tendência a foliculite;

3.   Não cutucar os pelos encravados, pois pode inflamar o local;

4.   Não usar óleos e cremes hidratantes no dia da depilação;

5.   Para quem depila o rosto, existem produtos que podem ser indicados para que a depilação dure mais;

6.   Não fazer depilação a laser com a pele bronzeada;

7.   Evitar o sol no dia da depilação e usar filtro solar 30 nos primeiros dias.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) atua nas áreas de Cirurgia Dermatológica e procedimentos relacionados, por meio da promoção do ensino, pesquisa, realização de congressos e eventos científicos. A Cirurgia Dermatológica é uma área da Dermatologia que engloba todos os procedimentos realizados na pele e tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, cirúrgicos, cosmiátricos ou oncológicos.

A SBCD atua somente segundo normas éticas e padrões técnicos rigorosamente aprovados pela comunidade científica mundial. Com 1500 associados, a SBCD está entre as maiores sociedades de Cirurgia Dermatológica do mundo.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica é formada apenas por associados altamente qualificados, detentores de título de especialista e aprovados por rigoroso concurso e prova realizada e certificada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

 

Mais informações à imprensa:

Sther Comunicação Integrada

Tel.: (11) 2351 2771

Sandra Santos – sandraliz.santos@terra.com.br

www.sthercomunicain.com.br

Veja mais: