Cirurgia de pálpebra

 

Cirurgia de pálpebraA pele das pálpebras tende a ficar mais flácida com o envelhecimento, assim como a musculatura de sustentação dos olhos. Algumas pessoas têm maior tendência a formar bolsas de gordura sob a pálpebra. Isso se agrava com a perda do tônus muscular que mantém as bolsas. Com o tempo, a musculatura flácida, associada ao excesso de pele, faz com que as pálpebras fiquem pesadas e caídas. Esse processo pode ser acelerado pela perda súbita de peso, processos alérgicos, alterações oftalmológicas e até problemas tireoidianos.

A cirurgia de pálpebras, ou blefaroplastia, é um procedimento para remover esse excesso de pele e bolsas de gordura que se acumulam sobre as pálpebras superiores e/ou inferiores, proporcionando ao rosto um aspecto rejuvenescido.

Na blefaroplastia superior, remove-se, do centro de cada pálpebra superior, uma dobra horizontal de pele, de modo a que a cicatriz se localize ao longo de uma prega natural, ficando escondida quando a pálpebra está aberta. Na blefaroplastia inferior, a incisão é feita logo abaixo dos cílios, de modo a que a cicatriz fique na zona de sombra das mesmas e se prolongue de modo a não ficar visível.

A cirurgia é realizada normalmente com anestesia local em regime de cirurgia de ambulatório e demora de uma hora e meia a duas horas. O paciente pode realizar o procedimento com sedação se assim o desejar. Neste caso, o paciente dorme, mas não é necessário tomar anestesia geral, diminuindo muito o risco de complicações.

Após a cirurgia, o paciente pode sentir ardor nas pálpebras, mas não é comum  que a dor seja intensa. É usual o aparecimento de algumas equimoses (manchas roxas e inchaço) ao redor dos olhos. Para isso podem ser utilizadas compressas de soro fisiológico gelado logo após a realização do procedimento.

Os pontos de sutura são removidos de três a cinco dias após a cirurgia. A recuperação ocorre em uma semana e as marcas desaparecem de duas a três semanas depois. Os resultados se manifestam gradualmente, conforme os hematomas e o inchaço diminuírem.

Durante o pós-operatório, é importante evitar o movimento, as escoriações e o uso excessivo de força na região tratada. Na maioria dos casos, as cicatrizes tornam-se imperceptíveis de seis a doze meses após o procedimento. Nas pessoas com propensão para a formação de queloides, as cicatrizes podem se manter, e por isso é necessário debater esse risco na consulta pré-operatória.

Homens e mulheres podem se submeter à blefaroplastia, que pode corrigir algumas condições permanentes, mas não interrompe o processo natural de envelhecimento da pele, sendo necessário manter os cuidados regulares com fotoproteção e outras medidas. Antes do procedimento, é importante informar ao medico sobre problemas oculares, como glaucoma, olho seco etc. Também é preciso informar doenças cardiovasculares, problemas circulatórios, pressão alta ou diabetes.