Lipomas

 

Os lipomas são tumores benignos, constituídos por células de gordura, que formam uma protuberância arredondada por debaixo da pele. Sua consistência pode ser dura, elástica ou macia, e o tamanho pode variar de meio centímetro a 10 centímetros de diâmetro, embora o mais comum sejam lesões com um a três centímetros. Podem ser únicos, mas em geral, são múltiplos. As lesões crescem lentamente com o passar do tempo e raramente provocam dor.

São frequentes em regiões ricas em gorduras, como barriga, nádegas e mama, mas surgem também no ombro, pescoço, tronco, braços e outras regiões. Em geral manifestam-se no tecido subcutâneo; pode haver lipomas mais profundos, porém são raros. Podem acometer homens e mulheres, mas são mais comuns no sexo feminino e entre maiores de 40 anos.

Os lipomas podem desaparecer espontaneamente, mas alguns casos demandam tratamento cirúrgico, especialmente quando a lesão é persistente, dolorosa ou se manifesta em uma região exposta do corpo. A cirurgia para remoção do tumor é simples, realizada no consultório do dermatologista com anestesia local.