Transplante capilar ou Transplante de Unidades Foliculares

 

Transplante capilarQuando o paciente com alopecia não responde ao tratamento clínico, o transplante capilar surge como uma opção. Esta modalidade cirúrgica avançou consideravelmente nos últimos anos. Consiste na retirada de unidades foliculares- UFs (estrutura que contém de 1 a 4 fios, a raiz ou folículo piloso, glândulas sebáceas e músculo pilo eretor) de uma área não acometida pela calvície, normalmente a região occipital (nuca), e a colocação das unidades na área acometida pela alopecia.

São elegíveis para o procedimento pacientes de ambos os sexos e que contem com uma boa área doadora. Uma boa área doadora é fundamental para que se obtenha uma quantidade de UFs suficientes um bom resultado cosmético.

As principais indicações do Transplante de Cabelos são:

  • Alopecia Androgenética (calvície).
  • Correção de cicatrizes em couro cabeludo, sobrancelhas e barba pós acidentes, queimaduras, cirurgias ou doenças dermatológicas inflamatórias ou infecciosas que atinjam essas regiões.
  • Melhora da densidade em sobrancelhas, cílios e barba.

Vale lembrar que, conforme o tamanho da área acometida pela alopecia, pode ser necessário mais de uma sessão. Conforme o caso, em pacientes do sexo masculino, podem serem utilizadas como áreas doadoras a região de barba e também pelos corporais, para aumentar a quantidade de UFs colocadas e, consequentemente, obter uma cobertura maior da área acometida.

O procedimento deve ser realizado por um médico especializado (cirurgião dermatológico ou cirurgião plástico), em centro cirúrgico hospitalar ou ambulatorial (que preencham os requisitos da Vigilância Sanitária). Pode ser realizado com anestesia local pura ou associado com sedação oral ou intravenosa. Inicialmente, faz-se o planejamento cirúrgico, momento em que será definida a técnica a ser utilizada – FUT ou FUE.

A FUT (Folicular Unit Transplant) e a FUE (Follicular Unit Excision) são as técnicas mais empregadas atualmente. FUT é a técnica mais convencional, na qual as unidades foliculares são obtidas a partir da retirada de uma faixa de couro cabeludo da região posterior da cabeça. A faixa será dissecada e cortada em unidades foliculares, utilizando microscópios específicos para esta finalidade, com equipe altamente treinada o procedimento.

Já a FUE consiste na retirada individual das unidades foliculares da área doadora por meio de punches que têm, geralmente de 0,75 a 1,0 mm de diâmetro. Assim, evita-se a presença de cicatriz linear. Como as cicatrizes tendem a ser diminutas e muitas vezes invisíveis, a FUE possibilita ao paciente usar o cabelo curto ou até mesmo raspado.

Ao contrário do que ocorria no passado, as modernas técnicas conferem um aspecto bastante natural ao paciente. O profissional escolhe cuidadosamente as áreas onde as UFs serão enxertadas e se preocupa com o posicionamento e o sentido em que as UFs serão colocadas, sempre buscando a melhor cobertura cosmética, com o máximo de naturalidade. Como as UFs são implantadas por inteiro, com músculos e glândulas, os cabelos voltam a crescer normalmente no local tratado, sendo que os resultados começam a serem percebidos a partir do terceiro ou quarto mês de pós-operatório. O resultado final será visto aproximadamente um ano após o procedimento.

Como em todos os tratamentos dermato-cirúrgicos, é importante optar por um profissional devidamente qualificado e avaliar bem a opção pelo procedimento, pois um transplante mal indicado ou mal feito pode trazer resultados decepcionantes.

Cabe destacar que atualmente são oferecidos, pelas redes sociais, tratamentos cirúrgicos muitas vezes realizados por clínicas e profissionais não especializados. Há também clínicas no exterior que oferecem como “atrativos” valores baixos, incompatíveis com um tratamento cirúrgico especializado e de qualidade.

Dessa forma fica a orientação de os pacientes atentarem para essa questão, e sempre buscarem profissionais especializados, os quais irão indicar o melhor tratamento para cada caso.