Tratamento de verrugas

 

O tratamento das verrugas varia conforme a idade e o tipo de manifestação da doença. Conheça as alternativas mais comuns:

  • Verrugas vulgares: em crianças, podem ser tratadas por meio da aplicação diária de ácido salicílico em baixas concentrações. Aplicação semanal (no consultório) de cantaridina leva à formação de uma bolha sob a verruga. Retira-se então a porção morta da verruga que se encontra no cume da bolha após cerca de uma semana. Em adultos ou crianças mais velhas, a crioterapia (congelamento) é uma das opções de tratamento, sendo pouco dolorosa e praticamente sem risco de cicatrizes. A eletrocirurgia (queima), apesar de mais dolorosa, é outra boa alternativa, pois remove a verruga em uma única sessão.
  • Verrugas plantares: difíceis de tratar, pois se localizam abaixo da superfície da pele. As opções de tratamento incluem aplicação de adesivos contendo ácido salicílico e outras substâncias químicas. Há também opções cirúrgicas: cirurgia a laser, eletrocirurgia ou excisão.
  • Verrugas planas: métodos que promovam a descamação da pele, como a aplicação diária de ácido salicílico ou outros produtos com o mesmo fim são a recomendação habitual.
  • Verrugas genitais: As mais difíceis de tratar. Tratamentos periódicos em consultório utilizando ácidos ou crioterapia podem ser necessários para a eliminação das verrugas visíveis. O dermatologista pode prescrever uma fórmula de podofilina para usar em casa. Mais modernamente foram desenvolvidos medicamentos de uso tópico que têm ação nas verrugas genitais, porém, devido à sua ação irritante, só devem ser utilizados com orientação médica. Quando são persistentes ou em casos de grandes verrugas genitais, o tratamento cirúrgico é a opção. Mulheres portadoras de verrugas genitais têm maior chance de desenvolver câncer de colo do útero. Por isso, todos os adultos com verrugas genitais devem ser submetidos a tratamento.

Atenção: verrugas sempre devem ser diagnosticadas e ter seu tratamento prescrito por um médico. Sprays de nitrogênio líquido e outros produtos livremente disponíveis na farmácia não devem ser utilizados, sob o risco de provocarem queimaduras ou ferimentos, além de dificultarem (ou até mesmo impedirem) o tratamento adequado de problemas cutâneos que podem se assemelhar a verrugas, como melanomas e outros tipos de câncer da pele.