Laser

 

LaserLaser é o acrônimo para light amplification by the stimulated emission of radiation, ou seja, amplificação da luz emitida por uma radiação estimulada. A tecnologia pode ser empregada em diversos tratamentos dermatológicos: rejuvenescimento, tratamento de cicatrizes, remoção de tatuagens e manchas, depilação e destruição de pequenos vasos.

Os equipamentos de laser possuem uma fonte de energia, e a luz por eles emitida atinge alvos específicos, como melanina (da pele ou do pelo), água e hemoglobina (nos interior dos vasos). Ou seja, a ação do laser é seletiva, minimizando os efeitos nos outros componentes do tecido tratado.

Conheça algumas dos tipos mais utilizados:

  • Laser de CO2: é um laser ablativo, ou seja, provoca a vaporização controlada da pele que, ao cicatrizar, estimula a produção de colágeno, melhora as rugas finas e a flacidez, além de clarear manchas superficiais e cicatrizes de acne. O laser de CO2 tem como alvo a água e atinge a epiderme e a derme superficial, as camadas mais superficiais da pele. Inúmeras lesões cutâneas também podem ser tratadas com o laser de CO2 (lasercirurgia), como verrugas, molusco contagioso, nevos e queilite actínica.
  • Lasers vasculares: o laser de corante pulsado e o Nd:Yag 1064 pulso longo são os mais usados para remoção de vasos cutâneos superficiais indesejados.
  • Laser de diodo: mais utilizado para remoção duradoura de pelos, tem como alvo o pigmento melânico da porção inferior do folículo piloso. Por isso, os melhores resultados são obtidos em pelos grossos e pretos.
  • Laser de Erbium: com efeitos semelhantes ao de CO2, pode produzir ablação ou coagulação da epiderme e derme superficial, de acordo com o comprimento de onda do aparelho.
  • Lasers Q-Switched: concentram grande quantidade de energia em pulsos bastante curtos. São eficazes no tratamento de lesões pigmentadas. Suas principais indicações são: melanose solar, manchas e tatuagens.

Os diferentes tipos de laser ainda podem ser fracionados, onde um único raio é dividido em microrraios, que atingem a pele em porções menores, com menos agressão cutânea e recuperação mais rápida.

O tratamento a laser é realizado em consultório dermatológico. Em alguns casos, utilizam-se cremes anestésicos tópicos antes do procedimento, e o paciente tem os olhos protegidos. O número e a duração das sessões variam conforme a região tratada e os objetivos.