Microagulhamento

 

MicroagulhamentoO microagulhamento é uma técnica que consiste na produção de múltiplas e finas perfurações na pele por meio de um sistema de rolamento dotado de microagulhas. O objetivo é estimular os fibroblastos, as células responsáveis pela produção de colágeno.

O procedimento é indicado principalmente para tratar fotoenvelhecimento, cicatrizes de acne, de queimadura ou cicatrizes cirúrgicas. Pode ser empregado também no tratamento de estrias, melasma, melhora da textura da pele (poros dilatados) e para auxiliar na deposição de substâncias terapêuticas nas camadas mais profundas da pele (drugdelivery).

Os princípios básicos de ação do microagulhamento são: estímulo da regeneração celular por meio do processo de cicatrização, proliferação de células-tronco e estímulo da síntese de elastina, da neocolagênese (produção de colágeno) e angiogênese (proliferação de vasos sanguíneos).

O procedimento deve ser realizado em consultório médico, sob anestesia local. Produz orifícios minúsculos na pele que se fecham em minutos, sem deixar marcas na epiderme. O sangramento cessa após alguns minutos e o eritema desaparece após algumas horas.

Os resultados são percebidos após dois a três meses, uma vez que o “amadurecimento” do novo colágeno é um processo lento. Espera-se melhora de 70% a 80% após duas a quatro sessões. É recomendável intervalo de seis a oito semanas entre elas, quando se observam os resultados.

Com o objetivo de potencializar o tratamento de rejuvenescimento facial, o microagulhamento pode ser associado ao uso de substâncias tópicas, que penetram com mais facilidade pelos canais formados pelo procedimento, que servirão como via de transporte de ativos para as camadas mais profundas da pele.