Peeling químico

 

O peeling químico é uma técnica usada para melhorar a aparência da cútis. Nele, uma solução química é aplicada na pele, provocando a sua separação, descamação e o surgimento de uma nova pele mais lisa e menos enrugada que a pele antiga, que ainda pode ser igualada na cor.

O peeling químico é usado para tratar rugas finas, especialmente abaixo dos olhos e em volta da boca. As rugas causadas pelo sol, idade e fatores hereditários podem ser reduzidas ou mesmo eliminadas por este procedimento.

Acne e suas consequências como manchas escuras também podem ser tratadas com o peeling químico.

Além disso, a hiperpigmentação da pele na forma de manchas de sol, manchas decorrentes da idade, sardas, manchas por causa da pílula anticoncepcional, bem como a pele sem brilho e sem textura, também podem ser tratadas com o peeling químico.

As áreas danificadas cronicamente pelo sol, com ceratoses (ou queratoses) solares, também melhoram após este procedimento, diminuindo inclusive o surgimento do câncer de pele.

O peeling químico, pode ser superficial, médio ou profundo, dependendo do estado da pele. Quanto mais profundo o peeling, maior a renovação celular e maior o tempo de recuperação.

Durante o peeling químico, o médico aplica a solução nas várias áreas que serão tratadas, com auxílio de gaze, algodão ou haste flexível. O número de camadas e a pressão que á aplicada em cada área vão variar de acordo com o caso e com o objetivo. Essas aplicações descamam as camadas da pele, fazendo com que uma cútis rejuvenescida apareça.

A maioria dos pacientes sente, durante o procedimento, uma sensação de morna para quente, que pode durar de cinco a dez minutos. Esta sensação pode ser seguida por outra, de ardência. Um peeling mais profundo pode ser mais dolorido e requer o uso de medicamentos durante ou após o procedimento.

Dependendo do tipo de peeling, o paciente pode sentir um leve ou severo ardor na pele, como se estivesse queimado de sol. As descamações superficiais normalmente ocasionam vermelhidão, que pode durar de três a cinco dias.

As descamações médias podem, algumas vezes, provocar inchaço e cascas, que se tornarão castanhas e se destacarão no mínimo entre sete e 14 dias. Algumas exfoliações profundas necessitam de curativo cirúrgico na área submetida ao peeling.