Radiofrequência

 

A radiofrequência é uma técnica que aquece todos os tecidos que têm moléculas de água em sua composição. Age por meio da geração de calor na derme, a camada intermediária da pele, induzindo a produção de novas fibras de colágeno. É indicada para o tratamento de rugas, flacidez, celulite, cicatrizes e gordura localizada.

A técnica age por meio da emissão de correntes de alta frequência, de aproximadamente, 1560 a 200 kW, que aquecem o tecido abaixo da pele, estimulando a produção de colágeno e a melhora no aspecto da cútis.

O procedimento deve ser realizado em consultório médico. As sessões podem ser quinzenais ou mensais e duram cerca de 20 minutos. Em cada sessão, após ter a pele higienizada e receber aplicação de vaselina ou gel condutor na região tratada, o paciente recebe disparos de alta frequência, realizados por meio de um handpiece de geração de calor localizado, que desliza sobre a pele.

Durante o procedimento, o paciente tem a temperatura da pele medida constantemente, para garantir que atinja 40 ou 42°C, mas não ultrapasse isso. Terminada a sessão, o paciente tem a pele limpa e pode retomar suas atividades normalmente.

O número de sessões varia conforme a região tratada e os objetivos. Em geral, são necessárias de três a 10 sessões. Logo após a sessão, a pele apresenta vermelhidão e edema. Esses efeitos, no entanto, são transitórios, e o paciente pode retomar suas atividades normalmente após o procedimento.