Toxina Botulínica

 

Toxina botulínicaA toxina botulínica tipo A é uma substância produzida por um uma bactéria, que é isolada e purificada para ser usada como medicamento na prática médica. Na Cirurgia Dermatológica, a toxina botulínica vem sendo utilizada principalmente para prevenir rugas e atenuar linhas de expressão, mas pode ser empregada no tratamento de assimetrias faciais e hiperidrose (suor excessivo) principalmente nas axilas, palmas e plantas.

A toxina botulínica paralisa parcialmente e temporariamente o músculo selecionado ou promove a redução na produção de suor nos locais onde for injetada. Por inibir as contrações musculares, é indicada para eliminar ou amenizar temporariamente as rugas em torno dos olhos, os “pés de galinha”, as rugas entre as sobrancelhas e também as rugas de expressão, que surgem com a movimentação dos músculos da face, provocadas pelo sorriso, preocupação ou ansiedade. Quando aplicada nas axilas ou nas palmas, a toxina botulínica permite tratar sudorese excessiva.

A aplicação é feita em consultório, realizada por profissional qualificado. Por ser procedimento pouco doloroso, na maioria dos casos não é necessário anestesia infiltrativa, apenas o uso prévio de cremes anestésicos. O procedimento é bem tolerado e demora poucos minutos, sem necessidade de afastamento ou período de recuperação prolongado.

A toxina botulínica inicia o efeito de três a sete dias após a aplicação. A melhora geralmente dura de 3 a 6 meses, antes do término gradual do efeito e da volta da ação muscular ou da sudorese. Normalmente, são necessárias reaplicações em intervalor variados.

Os efeitos colaterais são mínimos, geralmente restritos ao local da injeção. Dores ou uma leve equimose, mesmo sendo incomuns, podem ocorrer. Maquiagem pode ser usada após o tratamento.