SBCD Digital Talks encerra a programação de 2020 inovando no ensino da cirurgia dermatológica

 

Em 14 de dezembro, a SBCD finalizou a programação de 2020 do SBCD Digital Talks com uma aula de Dr. Ival Peres Rosa, nome icônico da cirurgia dermatológica, com mais de 50 anos de atuação na área, ex-presidente e sócio-fundador da SBCD.

Foi um encerramento memorável para a primeira etapa de um projeto inovador, que marcou a primeira incursão da SBCD no mundo online.  “Em meio ao cancelamento do Congresso e de todos os eventos presenciais, o SBCD Digital Talks permitiu à SBCD continuar cumprindo sua finalidade primordial de promover o ensino e o aprimoramento da cirurgia dermatológica”, informa Dr. Joaquim Mesquita Filho, Presidente da SBCD.

Lançado em julho de 2020, o SBCD Digital Talks promoveu encontros semanais às 20h de segunda-feira, com até 1h30 de duração. Diversificado, o programa estava dividido em cinco temas de interesse de todos os dermatologistas: Cirurgia, Cosmiatria, Diagnóstico, Oncologia e Tecnologias. 

“Propusemos uma nova maneira de comunicar a cirurgia dermatológica ao associado, mais leve e divertida,”, acredita Dr. Elimar Gomes, Tesoureiro-Adjunto da SBCD e idealizador do projeto. “Ao mesmo tempo, houve conteúdo científico em profundidade”, acrescenta ele, que contou com o apoio dos doutores Beni Grinblat, Maurício Mendonça, Sylvia Ypiranga e Vanessa Mussupapo na coordenação. 

Nova tradição 

Nesta estreia no ambiente online, a SBCD logo conseguiu firmar uma tradição para as noites de segunda-feira, conforme pontua Dra. Sylvia Ypiranga. “Nós nos mantivemos próximos dos associados, mesmo que distantes fisicamente, e seguimos valorizando o trabalho e a formação do cirurgião dermatológico, em um formato que veio para ficar”, completa ela. 

Em  20 encontros realizados no segundo semestre de 2020, o SBCD Digital Talks reuniu 48 experts do Brasil e do exterior. Dentre os oito participantes internacionais, estavam nomes como Ashfaq Marghoob, do Memorial Sloan-Kettering Center, nos Estados Unidos, e Pascale Guitera, da Austrália, dois dos maiores experts em dermatoscopia do mundo.  

“Trouxemos especialistas de diversos países, com fuso horário de até 13 horas”, comenta o Dr. Maurício Mendonça. “Eles são referência mundial, e não teriam disponibilidade para um encontro presencial com os nossos sócios na segunda-feira à noite. O digital abriu essa possibilidade e nós a aproveitamos de todas as maneiras possíveis”, comemora. 

Conteúdo prático

A apresentação de um conteúdo fortemente relacionado ao dia-a-dia do consultório está entre os aspectos que encantaram Dra. Vanessa Mussupapo. “A cirurgia dermatológica é um tema essencialmente prático. Mesmo assim, conseguimos trabalhá-lo virtualmente com eficácia, mantendo a excelência dos eventos presenciais da SBCD, amplamente reconhecida na Dermatologia”, informa ela.  

Nesse sentido, Dr. Beni Grinblat ressalta que professores realmente compartilharam o que sabiam, sem restrições, trazendo suas dicas e rotinas pessoais. “Todos estavam visivelmente felizes em participar”, diz ele.  “Isso se refletiu tanto no conteúdo das aulas quanto na adesão dos participantes, que interagiram e contribuíram com perguntas e impressões.” 

Próximos passos

Dra. Meire Parada, atual Vice-Presidente da SBCD e Presidente-Eleita da Gestão 2021-2022, informa que o SBCD Digital Talks representou uma grata surpresa em um período tão desafiador. “Discutimos em profundidade temas presentes na rotina do dermatologista, que geram dúvidas entre os profissionais”, afirma. “O projeto traz um importante legado para a Sociedade e será mantido na próxima gestão, com novo formato e  nova divisão  temática”, informa. 

Em breve, divulgaremos a programação para o ano que vem nos canais de comunicação da SBCD. Aguardamos nossos associados para mais um período intenso de encontros marcados com a cirurgia dermatológica. Para matar a saudade dos encontros de 2020, confira o vídeo de encerramento. E aproveite também para baixar a nova versão do nosso app e ficar a par de todas as novidades.