Tratamentos dermatológicos para o outono

 

O outono começou oficialmente no dia 20 de março. O vento  mais fresco e clima mais seco típicos da estação pedem cuidados extras com a pele. Afinal, nosso maior órgão é justamente aquele que está na “linha de frente” das agressões do dia a dia: ar seco, vento, poeira, poluição. Com as mudanças comuns a esta época do ano, a pele pode responder com alguns problemas: ressecamento, coceira, sensação de pele áspera, descamação ou rachaduras.

A boa notícia é que os cuidados para manter a pele saudável e viçosa são simples. Além disso, o outono é um momento propício para fazer alguns procedimentos dermatológicos, principalmente os que requerem menos exposição à luz solar.

Cuidados com a pele no outono

Evite banhos quentes

É irresistível subir um pouco a temperatura da água do banho quando o termômetro despenca lá fora. Mas cuidado com os excessos: para a saúde da pele e do cabelo, o ideal é água morna ou quase fria. É bom preferir sabonetes alcalinos (pH igual ou menor que 7) e à base de glicerina. Passe-os apenas nas axilas, mãos, pés, regiões de dobras e íntimas. Buchas e esponjas devem ser usados com delicadeza, para evitar tanto a esfoliação excessiva como a remoção da gordura natural, chamada de manto lipídico, que protege a pele.

 

 

Invista em produtos com vitamina C

 

Dos ativos que mais podem manter a pele saudável nesta estação, a mais prescrita é a vitamina C, graças ao seu alto potencial antioxidante. Ela também atua como cofator na síntese de colágeno e ajuda a clarear manchas.

 

Hidrate-se, por fora e por dentro

 

É mais difícil manter a média de ingestão de 2 litros de água por dia, mas hidratar-se é indispensável para manter a pele elástica. Uma dica é alternar a água com chás claros ou de frutas, tornando o consumo mais agradável. Equilibrar a umidade do ar com um umidificador ou mesmo uma bacia com água também vai ajudar a evitar o ressecamento da pele e das mucosas, aumentando o bem estar geral.

 

Para quem tem pele seca, produtos com componentes emolientes e os que são à base de óleos vegetais e ureia são uma boa opção. No caso de peles oleosas, dê preferência para hidratantes cuja composição não contenha ingredientes comedogênicos, ou seja, que obstruem os poros.

 

Cuide dos lábios

 

Lábios ressecados e até rachados também voltam no outono, já que a lubrificação natural diminui. Abuse de pomadas labiais para combater desidratação, ressecamento e fissuras. Use diariamente, de preferência depois do banho, já que a pele úmida facilita a absorção.

 

Não relaxe no uso de protetor solar

 

Os dias nublados ou chuvosos podem dar a sensação de que o protetor solar é supérfluo, mas a emissão de raios ultravioleta não pára nunca. Por isso, o protetor solar (de preferência com fator mínimo de proteção 30) continua sendo a melhor forma de evitar o envelhecimento precoce e prevenir o câncer de pele. Se possível, escolha produtos com ativos hidratantes.

 

Procedimentos dermatológicos para o outono

 

A temperatura amena e a menor quantidade de radiação solar torna o outono ideal para realizar procedimentos dermatológicos mais intensos. A menor incidência de raios de sol reduz o risco de surgimento de manchas na pele enquanto se recupera do procedimento.

Justamente pelo alto poder de hidratação, a aplicação de ácido hialurônico é uma ótima opção para essa época do ano. O skinbooster é um procedimento estético injetável simples que hidrata profundamente a pele, trazendo resultados muito superiores aos de dermocosméticos tópicos.

 

Os dias menos ensolarados do outono também são vantajosos para procedimentos para a melhora da qualidade da pele. Dentre eles, estão os peelings, lasers, luz intensa pulsada e outras tecnologias. Em geral, estes procedimentos melhoram a textura da pele, manchas e rugas finas. A luz intensa pulsada, por exemplo, é uma tecnologia utilizada há mais de 15 anos na dermatologia. Ela emite luz com diferentes tipos de onda e pode ser uma boa opção para tratar melanoses solares (manchas marrons provocadas pela exposição ao sol), vasos dilatados, além de suavizar rugas, linhas de expressão e sinais de fotoenvelhecimento. No geral, é recomendado evitar exposição solar direta algumas semanas antes e depois dos tratamentos a partir das mais variados tecnologias, fazendo outono e inverno a melhor época para isso.

 

O outono é a época ideal para a consulta com o dermatologista,  para a avaliação e prescrição dos produtos mais adequados para cada paciente. De quebra, os resultados dos procedimentos podem sair melhores ainda, por ser uma época em que as rotinas de skincare já ganham um reforço também com a prescrição de ativos tópicos individualizados.