O que é Cirurgia Dermatológica?

 

Cirurgia DermatológicaA Cirurgia Dermatológica é a área da Dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos realizados na pele ou no tecido celular subcutâneo, que têm por objetivo prevenir, restaurar e manter a saúde de sua pele, cabelo ou unhas.

Quem é o Cirurgião Dermatológico da SBCD?

Um médico dermatologista da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DERMATOLÓGICA (SBCD) é sempre um médico com título de especialista em Dermatologia, conferido pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e pela AMB (Associação Médica Brasileira). A SBCD é uma entidade que somente aceita médicos dermatologistas titulados em seu quadro de associados.  Um cirurgião dermatológico da SBCD é um médico dermatologista que pode ter foco de atuação em cirurgia dermatológica geral, oncologia cutânea e também em cosmiatria ou procedimento estéticos minimamente invasivos. Confira no site a atuação especifica de cada membro de acordo com seu cadastro de atividades.

Nem todos os procedimentos realizados pelo cirurgião dermatológico são procedimentos cirúrgicos. Técnicas não invasivas ou minimamente invasivas cada vez mais fazem parte do arsenal terapêutico do dermatologista.

Como especialistas em procedimentos dermatológicos, os cirurgiões dermatológicos são qualificados para empregar uma variedade de técnicas corretivas e preventivas para manter a pele saudável e com boa aparência. Os dermatologistas são responsáveis ​​por grande parte das publicações e do desenvolvimento dos procedimentos terapêuticos cosméticos mais realizados atualmente.

O que um cirurgião dermatológico faz?

Os cirurgiões dermatológicos atuam em diversos segmentos, entre os quais:

  • Diagnóstico e tratamento de diversas doenças da pele, cabelo, unhas e mucosas.
  • Diagnóstico, tratamento e prevenção de tumores benignos e do câncer de pele.
  • Prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo.
  • Tratamento de cicatrizes.
  • Tratamentos corporais: flacidez, gordura localizada, excesso de pelos, estrias e celulite.

Como escolher um cirurgião dermatológico?

A escolha de um profissional qualificado é o primeiro passo para assegurar a saúde e beleza da pele, o maior órgão do corpo humano. Alguns procedimentos dermatológicos aparentam ser simples, mas podem provocar problemas sérios quando realizados por profissionais sem qualificação. Além disso, caso ocorram complicações durante o procedimento, o médico dermatologista dispõe dos conhecimentos necessários para tratá-las.

Ao escolher um médico dermatologista, certifique-se de que seja devidamente certificado e que possua o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), o registro que comprova que ele se especializou em uma determinada área da Medicina, como a Dermatologia. Apenas médicos detentores do RQE podem se denominar especialistas.

Verifique também as afiliações do médico e as entidades das quais ele faz parte. Um dermatologista membro da SBCD é, comprovadamente, um profissional certificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), detentor do RQE e com acesso às atividades de educação e formação oferecidas pela SBCD. O RQE de cada médico pode ser consultado no site do CFM – Conselho Federal de Medicina.

Quais cuidados tomar antes de se submeter a um procedimento de cirurgia dermatológica?

Uma vez escolhido um médico devidamente qualificado, antes de realizar um procedimento de Cirurgia Dermatológica você deve:

  • Avaliar com o médico a indicação do procedimento e esclarecer todas as suas dúvidas.
  • Perguntar ao médico sobre os eventuais riscos associados ao procedimento e como podem ser mitigados.
  • Discutir com o médico suas expectativas quanto ao procedimento, lembrando que devem ser realistas, para evitar frustração ou arrependimento.
  • Informar ao médico sobre quaisquer problemas de saúde existentes e medicamentos que esteja tomando.
  • Registrar os cuidados pré e pós-procedimento a serem tomados e obedecer rigorosamente as recomendações do médico.
  • Quando necessário, realizar todos os exames pré-operatórios solicitados.

Veja no link abaixo mais sobre o assunto: