Sou Paciente

Prevenir, restaurar e manter a saúde da pele, cabelo e unhas.

O que é Cirurgia Dermatológica?

A Cirurgia Dermatológica é a área da Dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos realizados na pele ou no tecido celular subcutâneo, que têm por objetivo prevenir, restaurar e manter a saúde da pele, cabelo e unhas.

Quem é o Cirurgião Dermatológico da SBCD?

Para ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o médico deve, necessariamente, possuir título de especialista em Dermatologia, conferido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Um cirurgião dermatológico da SBCD pode atuar nas áreas de: cirurgia dermatológica geral, oncologia cutânea e cosmiatria ou procedimentos estéticos minimamente invasivos. Isso porque nem todos os procedimentos realizados pelo cirurgião dermatológico são cirúrgicos. Técnicas não invasivas ou minimamente invasivas, cada vez mais, fazem parte do arsenal terapêutico do dermatologista.

Como especialistas em procedimentos dermatológicos, os cirurgiões desta área são devidamente qualificados para aplicar uma variedade de técnicas corretivas e preventivas, com foco em manter a pele saudável e com boa aparência. Os dermatologistas são responsáveis ​​por grande parte das publicações científicas e do desenvolvimento dos principais procedimentos terapêuticos cosméticos.

 

 

O que um cirurgião dermatológico faz?

Os cirurgiões dermatológicos atuam em diversos segmentos, tais como:

  • Diagnóstico e tratamento de diversas doenças da pele, cabelo, unhas e mucosas.
  • Diagnóstico, tratamento e prevenção de tumores benignos e do câncer de pele.
  • Prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo.
  • Tratamento de cicatrizes.
  • Tratamentos corporais: flacidez, gordura localizada, excesso de pelos, estrias e celulite.

Como escolher um cirurgião dermatológico?

A escolha de um profissional qualificado é o primeiro passo para assegurar a saúde e beleza da pele, o maior órgão do corpo humano. Alguns procedimentos dermatológicos aparentam ser simples, mas podem provocar problemas sérios quando realizados por profissionais sem a adequada qualificação. Além disso, caso haja complicações durante um determinado procedimento, o médico dermatologista possui os conhecimentos necessários para tratá-las.

Ao escolher um médico dermatologista, certifique-se de que seja devidamente certificado e que possua o Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Apenas médicos detentores do RQE podem atribuir esse título à sua formação.

Verifique, ainda, as afiliações do médico e as entidades das quais ele faz parte. Um dermatologista membro da SBCD é, comprovadamente, um profissional certificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), detentor do RQE e com acesso às atividades de educação e formação oferecidas pela SBCD. O RQE de cada médico pode ser consultado no portal do Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

 

Quais cuidados tomar ao submeter-se a um procedimento de cirurgia dermatológica?

Uma vez escolhido o médico com a qualificação requerida, você deve:

  • Esclarecer todas as suas dúvidas e considerar a avaliação do médico especialista quanto à realização (ou não) de determinado procedimento.
  • Perguntar ao médico sobre os eventuais riscos associados ao procedimento e como podem ser mitigados.
  • Expor suas expectativas quanto ao procedimento, evitando possíveis frustrações ou arrependimentos.
  • Informá-lo sobre quaisquer problemas de saúde existentes e medicamentos que esteja tomando.
  • Registrar os cuidados pré e pós-procedimento a serem tomados, e obedecer às recomendações do médico.
  • Realizar todos os exames pré-operatórios solicitados.

Essa são as principais informações e recomendações da SBCD para que você, paciente, conte com um profissional qualificado e apto a conduzir, com responsabilidade, o tratamento mais indicado para o seu caso e em condições seguras.

envelopephone-handsetmap-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram