Selecione uma Área

Total: 14 capítulos

Estrias
15 de junho de 2018

por Drª. Elisete Crocco

Áreas: Indicações

Definição Estrias são feixes lineares de pele atrófica que ocorrem em áreas de dano dérmico produzido por estiramento1. São lesões comuns de pele que podem representar uma carga psicológica significativa para os pacientes2. Clinicamente surgem como cicatrizes lineares de coloração eritematosa, como na figura 1, chamadas de estrias rubras, com o tempo evoluem apresentando coloração …

Continuar lendo...

Retalhos cutâneos locais na reconstrução da face: considerações gerais
12 de junho de 2018

por Drª. Samira Yarak, Dr. Luis Henrique Barbizan de Moura e Drª. Marina Zoéga Hayashida

Áreas: Procedimentos

Introdução A face é a parte mais exposta do corpo e qualquer imperfeição ou cicatriz se torna visível, necessitando de experiência e destreza do cirurgião, já que o resultado estético terá, obrigatoriamente, implicações físicas e psicológicas para o paciente. A reconstrução facial envolve decisões importantes tanto por parte do paciente como do cirurgião. O paciente …

Continuar lendo...

Reconstrução de defeitos cutâneos na região frontal
11 de junho de 2018

por Dr. Bruno de Carvalho Fantini e Dr. Henrique José de Magalhães Cavellani

Áreas: Procedimentos

Introdução A fronte nos pacientes jovens é uma unidade estética lisa em repouso. Com a contração muscular, surgem rugas horizontais e se elevam as sobrancelhas gerando expressividade e dinamismo. Isto faz com que a região frontal tenha importante papel na comunicação verbal e não verbal. Ocupando quase todo o terço superior da face é uma …

Continuar lendo...

Remoção de tatuagens a laser
6 de abril de 2018

por Dr. Luiz Eduardo Garcia Galvão

Áreas: Procedimentos

1. Indicações As tatuagens podem ser classificadas como profissionais, amadoras, cosméticas e traumáticas. Em tatuagens profissionais e amadoras, a profundidade dos pigmentos varia entre 1-3mm, sendo comum que o tatuador injete pigmento em diferentes profundidades para se obter efeitos “sombreados”, potenciando também o brilho da cor (Figura 1). Nas tatuagens profissionais, também  é injetada uma …

Continuar lendo...

Retalhos de interpolação
20 de fevereiro de 2018

por Dr. Felipe Bochnia Cerci

Áreas: Procedimentos

1. Introdução e indicações Por definição, um retalho de interpolação tem as seguintes características: área doadora distante e não contígua com o defeito cirúrgico, pedículo vascular baseado em uma artéria específica e/ou suas tributárias, e mais de um estágio para realização completa.1, 2 Os dois retalhos de interpolação mais comumente utilizados para reconstrução nasal e …

Continuar lendo...

Blefaroplastia inferior transcutânea
19 de fevereiro de 2018

por Dr. Roosevelt das Neves Rocha Filho e Dr. Igor Bottura Azevedo

Áreas: Procedimentos

Indicações A blefaroplastia inferior é uma cirurgia cosmética cujo principal objetivo é a melhora do aspecto estético da região palpebral. As principais indicações são: blefarocalazio (pacientes com excesso de pele palpebral), dermatocalazio (flacidez e excesso de pele palpebral), herniação das bolsas de gordura e redução de rítides perioculares. Pré-operatório Durante a consulta pré-operatória é importante …

Continuar lendo...

Blefaroplastia superior
4 de dezembro de 2017

por Dr. Mauricio Paixão

Áreas: Procedimentos

Introdução A Blefaroplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados para estética da região palpebral. A blefaroplastia é um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais realizados no mundo. Estima-se que somente nos EUA, em 2012, mais de 150.000 pacientes foram submetidos a este procedimento, com um crescimento de 4% com relação ao ano anterior. Na faixa …

Continuar lendo...

Enxertos
21 de novembro de 2017

por Dr. Gabriel Gontijo, Drª. Natália Guimarães Ribeiro e Drª. Nicole Perim

Áreas: Procedimentos

Introdução Os enxertos são obtidos pela remoção completa de tecido sem suprimento vascular da área doadora e transferência para outra área (receptora) com novo leito vascular. Ele é usado quando uma ferida ou defeito cirúrgico não pode ser fechado por síntese primária ou com o auxílio de retalhos.1,2 Outra indicação clássica para a utilização do …

Continuar lendo...

Estética genital feminina
7 de novembro de 2017

por Drª. Doris Hexsel e Drª. Simone Ramos

Áreas: Indicações

I – Introdução Os procedimentos estéticos da região genital feminina sofreram grandes avanços nos últimos anos, tornando-se cada vez mais populares e contribuindo para o bem-estar da mulher.1 A abundância de conteúdos de cunho sexual nos meios de comunicação e a popularidade da depilação genital, especialmente à moda brasileira (conhecida internacionalmente como Brazilian Wax) são …

Continuar lendo...

Cicatrização por segunda intenção
3 de outubro de 2017

por Dr. Ivander Bastazini Junior

Áreas: Procedimentos

Nas últimas décadas, com o refinamento das técnicas reconstrutivas, a cicatrização por segunda intenção vem sendo esquecida ou considerada uma alternativa de exceção. Com o aprimoramento de suas habilidades, os cirurgiões tendem a realizar reconstruções complexas e demoradas, visando o melhor resultado estético e esquecendo que para determinadas localizações, menos pode ser mais. O receio …

Continuar lendo...