Selecione uma Área

Total: 5 capítulos

Cicatrização por segunda intenção
3 de outubro de 2017

por Dr. Ivander Bastazini Junior

Áreas: Procedimentos

Nas últimas décadas, com o refinamento das técnicas reconstrutivas, a cicatrização por segunda intenção vem sendo esquecida ou considerada uma alternativa de exceção. Com o aprimoramento de suas habilidades, os cirurgiões tendem a realizar reconstruções complexas e demoradas, visando o melhor resultado estético e esquecendo que para determinadas localizações, menos pode ser mais. O receio …

Continuar lendo...

Exérese e fechamento primário de lesões cutâneas
3 de outubro de 2017

por Dr. Juliano Breunig

Áreas: Procedimentos

Indicações As exéreses com fechamento primário são indicadas por motivos tanto funcionais quanto estéticos. Motivos para fechamento primário incluem: traumas cortantes, contusos ou cortocontusos; exéreses de lesões cutâneas malignas ou benignas; exéreses de cicatrizes e outras alterações cutâneas. Contra-indicações Absolutas Impossibilidade de aproximação das bordas mesmo após amplo descolamento. Nestes casos pode-se associar fechamento primário …

Continuar lendo...

Tratamento Cirúrgico de Tumores Malignos que Acometem Apenas a Lamela Anterior das Pálpebras
3 de outubro de 2017

por Dr. Frederico H. Sanchez e Dr. Henrique Marques

Áreas: Procedimentos

Introdução Os tumores malignos da pálpebra são frequentes, representando 15% a 20% de todas as lesões das pálpebras e até 5% a 10% de todos os cânceres de pele1. Os fatores de risco para neoplasia palpebrais incluem idade avançada, pele clara, história familiar e exposição solar crônica.1-2 As neoplasias malignas mais comuns são carcinoma basocelular (90%), …

Continuar lendo...

Queratoses actínicas e campo de cancerização cutâneo
29 de maio de 2017

por Drª. Anna Carolina Miola, Dr. Juliano Vilaverde Schmitt e Dr. Hélio Amante Miot
Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP

Áreas: Indicações

Queratoses actínicas (QA), ceratoses actínicas ou queratoses solares, são neoplasias cutâneas pré-malignas, resultantes, principalmente, da fotoexposição crônica. Acometem especialmente sujeitos de pele clara, adultos e idosos, nas áreas fotoexpostas1. São formadas por proliferações atípicas de queratinócitos intraepiteliais e apresentam risco de evoluir para carcinoma espinocelular (CEC) de 0,025 a 20% por ano2. Pacientes de fototipos …

Continuar lendo...

Tratamento Cirúrgico do Vitiligo – Suspensão de Células Epidérmicas Não Cultivadas (SCEN)
29 de maio de 2017

por Dr. Gerson Dellatorre e Dr. Fernando Eibs Cafrune

Áreas: Suspensão de Células Epidérmicas Não Cultivadas (SCEN)

A evolução nas técnicas cirúrgicas do tratamento do vitiligo tem proporcionado resultados extremamente satisfatórios em pacientes com vitiligo estável, sem fenômeno de Köebner e refratários a outros métodos terapêuticos Na suspensão de células epidérmicas não cultivadas (SCEN), um fino enxerto de espessura parcial é obtido da área doadora com a ajuda de lâmina de barbear …

Continuar lendo...