SBCD realiza o Módulo V do Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica, Cosmiatria e Laser

 

A SBCD realizou o Módulo V do Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica, Cosmiatria e Laser.

Voltado para níveis mais avançados de cirurgia, o módulo teve início na sexta-feira, 16 de setembro, no Centro de Procedimentos Ambulatoriais (CPA) da SBCD. O primeiro dia foi voltado à oncologia cutânea.

“Os alunos assistiram à correção de tumores maiores, que são da responsabilidade do cirurgião dermatológico, porém exigem soluções mais complexas, com o uso de enxertos e retalhos”, explica Dra. Karime Hassun, diretora da SBCD e coordenadora do módulo.

Cada grupo de participantes assistiu à execução de um enxerto e um retalho, executados pelos dermatologistas Mauro Enokihara, Emerson Andrade Lima e Luís Henrique Moura.

Cosmiatria

No sábado, 17 de setembro, também no CPA, houve a estreia dos temas relacionados à Cosmiatria. No período da manhã, os dermatologistas Emerson Lima, Renata Sitonio e Daniel Cassiano demonstraram (e dividiram!) sua expertise em IPCA, MMP, drug delivery e outras técnicas para tratar condições como melasma e cicatrizes de acne.

À tarde, em sintonia com o mês de conscientização sobre alopecia areata, foi o momento de aprender sobre procedimentos realizados em couro cabeludo, com os experts Francisco Le Voci, Priscila Kakizaki e Carolina Fechine. Dra Carolina, aliás, já participou do curso como aluna e hoje é professora.

No total, 21 pacientes foram atendidos gratuitamente ao longo dos dois dias do Módulo V. Em outubro, curso seguirá abordando os temas de Cosmiatria, dessa vez com foco nos peelings químicos, toxina, preenchedores e fios.