Fisiologia

Maior órgão do corpo humano, a pele representa 16% do nosso peso e é a primeira barreira do organismo com o meio externo. Exerce funções essenciais, como controle do fluxo sanguíneo, regulação térmica e proteção contra ameaças externas. A superfície cutânea mede cerca de 2 m2 e em cada polegada quadrada de pele existem 19 milhões de células, 625 glândulas sudoríparas e 19 mil células nervosas.

A pele é constituída por três camadas:

Epiderme – primeira camada, é visível a olho nu e envolve todo o corpo. Não possui vasos sanguíneos, e é formada por um epitélio estratificado pavimentoso, com células escamosas dispostas em várias camadas. A mais importante dessas células é o queratinócito, que produz a queratina, uma resistente proteína responsável pela proteção e impermeabilização da pele. É na epiderme que encontramos os melanócitos, que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. Nessa primeira camada estão também as células de Langerhans, responsáveis pela defesa imunológica.

A epiderme tem como função proteger o corpo contra danos externos e evitar a saída de água, e dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. As glândulas sudoríparas se dividem em dois tipos – écrinas e apócrinas – e, além de produzirem o suor, ajudam a regular a temperatura corporal. Distribuídas por todo o corpo, as glândulas écrinas produzem o suor e o eliminam diretamente na pele, enquanto as glândulas apócrinas se concentram nas regiões das axilas, genitais e mamilos. Elas são as causadoras do odor característico do suor.

Já as glândulas sebáceas são responsáveis pela oleosidade da pele. Concentram-se em maior número no rosto, no couro cabeludo e porção superior do tronco. Por fim, osporos são orifícios formados a partir da abertura dos folículos pilossebáceos e das glândulas sudoríparas.

Derme – a segunda camada possui muitos vasos sanguíneos. Lá estão localizadas as fibras de elastina e colágeno que conferem elasticidade e firmeza à pele, e as glândulas sebáceas e sudoríparas originadas na epiderme. Na derme há também vasos sanguíneos e linfáticos e as terminações nervosas responsáveis pela sensação de frio, calor, cócegas, etc.

Hipoderme – a camada mais profunda é formada essencialmente por feixes de tecido conjuntivo que envolvem as células adiposas. A hipoderme reserva nutrientes, atua como isolante térmico e absorve choques, além de garantir a fixação dos órgãos e proteger o corpo contra traumas.

Veja mais: