Missão: disseminar conhecimentos e aprimorar cirurgiões dermatológicos

 

Em sua gênese, há 30 anos, quando o Professor Sampaio e seu grupo de pioneiros buscaram apoio para a formação da entidade dos cirurgiões dermatológicos brasileiros, a educação médica continuada em Cirurgia Dermatologia foi chancelada nos documentos de constituição como uma “cláusula pétrea”.

Esta é a Missão. 

O cumprimento do dever estabeleceu-se já no ano seguinte à fundação com a realização do 1º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, de 7 a 9 de julho de 1989, em São Paulo. Logo no início foram introduzidas atividades práticas no congresso, pioneirismo que marcou uma nova época e logo passou a ser emulado por outras instituições. Os primeiros movimentos de ampliação da educação continuada surgiram após o décimo  aniversário da Sociedade com a iniciativa, na gestão dos doutores Sérgio Serpa e Eliandre Palermo, 2009-2010 – de propor a realização de um curso de especialização e capacitação em Cirurgia Dermatológica com conteúdos que significassem um passo além do que se apresentava nos congressos e que pudesse complementar a formação oferecida nas residências médicas em Dermatologia.

Lançado o 1º Curso Teórico-Prático de Aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica, Cosmiatria e Laser, a rápida resposta dos associados mostrou que a Sociedade estava sintonizada com as demandas dos cirurgiões dermatológicos. Inicialmente com sessões mensais, o curso passou a bimestral para facilitar a vinda dos participantes de outros estados.

Com 10 meses de duração, vagas limitadas e exclusivas para associados, o curso é oferecido em módulos que versam sobre temas obrigatórios para
a formação do cirurgião dermatológico.

CPA equipado no estado da arte amplia cursos.

Imediatamente despertou a atenção dos especialistas de todo o país e as inscrições aumentavam, ano a ano.

Aulas teóricas, atividades práticas, painéis de procedimentos ao vivo e em vídeo, domínio de equipamentos modernos, como laser e outros, constituíram uma novidade importante na formação do Especialista, que se refletia no aumento exponencial da procura.

Desde 2010, mais de 350 dermatologistas concluíram este curso, com níveis de aprovação elevados, registrados nas avaliações e aumento da procura.

As aulas práticas dos primeiros cursos de aperfeiçoamento eram oferecidas em instalações de cirurgiões dermatológicos que se sensibilizavam com
as estratégias e as ações da SBCD. Era cada vez mais evidente que o crescimento ocorreria se locais próprios, planejadas para o ensino, fossem criados.

Esta visão de longo prazo dos dirigentes levou à compra de uma sede própria, na gestão do Dr. Ricardo Shiratsu – 2011-2012 – e o início do projeto
de uma clínica dermatológica conceito capaz de ser a base para a realização de um programa consistente de educação médica continuada em Cirurgia
Dermatológica.

Assim, foram lançadas as bases do moderno CPA – Centro de Procedimentos Ambulatoriais Professor Luiz Henrique de Camargo Paschoal,  inaugurado na gestão do Dr. Francisco Paschoal–2013 – 2014. Abria-se um espaço importante e permanente para a rápida expansão da missão educativa da SBCD. Localizado no mesmo edifício onde situa-se a sede da SBCD, o Centro permite a realização de procedimentos num ambiente educativo equipado com aparelhos e materiais modernos. Salas de procedimentos, sanitários, vestiários, sala de esterilização de materiais e sala de espera com fluxos estabelecidos de materiais e de pessoas foram projetadas com foco na eficiência do aprendizado. Cada sala possibilita o trabalho do cirurgião dermatológico, um assistente e a presença de oito alunos. Os procedimentos podem ser acompanhados por telas de projeção e visores para possibilitar que os trabalhos possam ser seguidos por outros observadores, sem contato com o procedimento.

Uma oportunidade longamente aguardada abria-se com o novo CPA, a realização de cursos hands-on em áreas de grande interesse dos cirurgiões dermatológicos e com oferta escassa nas residências e centros de ensino médico. Os primeiros efeitos do novo CPA impactaram positivamente o pioneiro Curso Teórico-Prático de Aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica, Cosmiatria e Laser. Maior dinamismo na organização e controle, mais conforto e menos deslocamentos para os participantes, aliados ao equipamento moderno disponível, abriram novos horizontes para o
cumprimento da Missão.

A realização da oitava edição, em 2018, coordenado pelos doutores Beni Grinblat, Elimar Gomes e Sylvia Ypiranga, é um marco do sucesso deste projeto, que começou em 2010. Com 40 vagas, sete módulos, oferecidos em três dias seguidos, carga horária de 200 horas e cursos práticos no novo CPA e no laboratório de Anatomia da FMUSP, o Curso Teórico-Prático de Aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica, Cosmiatria e Laser consagra-se como o único promovido por dermatologistas, para dermatologistas.

EM RITMO DE CRESCIMENTO. NOVAS INICIATIVAS

O projeto bem sucedido abriu espaço para novas iniciativas. O passo seguinte foi a organização de um Curso de Cirurgia Micrográfica, procedimento que se apresenta como uma das terapêuticas mais eficazes para a cirurgia de alguns tipos de cânceres de pele.

Embora o país disponha de um quadro de cirurgiões micrográficos altamente qualificado, muitos dos quais com formação no exterior, a área carece ainda de um número maior de profissionais habilitados para cobrir necessidades em centros dermatológicos de várias regiões do país.

A união da SBCD com a entidade mater SBD neste campo veio propiciar oferta qualificada de formação, com a disponibilidade de instalações no
novo CPA. O curso, coordenado pelos doutores Leonardo Mello Ferreira e Mariana Meireles, realizado no CPA, formulado com a chancela do Departamento de Cirurgia Micrográfica da SBD, oferece uma grade com 48 dias cirúrgicos e dez teórico-práticos, conduzido por expoentes destas técnicas, que atuam em centros reconhecidos em todo o país.  Além de formar novos cirurgiões micrográficas em todas as suas variações (Mohs 45°, 90°, Munique) o curso também proporciona aprimoramento para associados que já praticam a técnica, inclusive com a contribuição de  dermatopatologistas renomados.

MAIS UM PASSO. ANATOMIA APLICADA

Outro passo importante na rápida evolução do programa de educação médica continuada em Cirurgia Dermatológica da SBCD foi a introdução de
um curso de Anatomia Aplicada a Procedimentos Dermatológicos.

Este curso começou a ser oferecido em 2015 e já está em sua oitava edição. O programa é uma iniciativa inédita e personalizada de anatomia em
cadáveres frescos voltado, especificamente, para o dermatologista. Com dois dias de duração, tem foco em anatomia da face e debruça-se sobre aspectos de interesse, como inervação, vascularização, musculatura, SMAS e bloqueios neurais e áreas de risco da face, entre outros pontos.

A iniciativa originou-se em programa semelhante oferecido em Miami, em 2011. Este programa veio dinamizar o ensino prático em Dermatologia,
considerando-se que, no Brasil, o aprendizado ainda deve ser realizado em cadáveres preservados em formol, condição que não permite os mesmos resultados que os que podem ser obtidos em cadáveres frescos congelados.

O curso permite três alunos por mesa cirúrgica e peça anatômica, em dois dias intensos de aulas teórica-práticas ministradas por cirurgiões dermatológicos e professores de anatomia, com transmissão ao vivo de procedimentos e um dia de dissecções e procedimentos nas peças. O aprendizado inclui técnicas de aplicação de toxina e preenchimento e a realização de cirurgias simuladas. O material didático é apresentado em apostilas coloridas com resumo das principais estruturas e áreas de risco da face.

ROMPENDO FRONTEIRAS. CURSOS ITINERANTES

Os cursos itinerantes, outra iniciativa demandada pela comunidade de Cirurgia Dermatológica, a cargo do Professor Lauro Lourival Lopes Filho, têm
sido pontos de destaque na programação da SBCD. Realizados em parceria com as regionais da SBD, são promovidos em vários estados de todas as regiões do país. Os temas são propostos pelas regionais da SBD e a SBCD organiza o conteúdo e promove a ida dos professores.

NOVAS OPORTUNIDADES

Sob o compasso da ampliação do conhecimento científico e prático em Cirurgia Dermatológica, estão no forno novos projetos de cursos a serem implantados ao longo deste ano, utilizando as instalações do CPA e outros centros cirúrgicos, quando necessários.

Para tanto, a SBCD, em parceria com serviços dermatológicos, formou um grupo de trabalho para a concepção de programação mais abrangente e desafiadora, com foco em cursos hands-on. Os interessados deverão preencher pré-requisitos que incluem, entre outros, participação anterior
em cursos de aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica.

Transferência de conhecimento em todas as etapas

Serviços dermatológicos parceiros apoiarão na seleção e organização dos pacientes e mobilização de docentes convidados para as aulas. “Esta gestão cumprirá o seu compromisso de por o CPA em funcionamento em toda a sua plenitude, com ganhos para os dermatologistas e, particularmente, para os serviços dermatológicos de todo o País”, afirma o presidente da SBCD, Dr. Mauro Enokihara.

O Dr. Elimar Gomes, coordenador do grupo de trabalho, destaca que um dos objetivos é “compreender com clareza as necessidades reais dos dermatologistas e oferecer cursos de formação em Cirurgia Dermatológica que atendam essas demandas”. Um amplo leque de áreas a serem enfocadas nos novos cursos revela a extensão do interesse da comunidade dermatológica. Retalhos, bloqueios, enxertos, fusos, biópsias, crioterapia, eletrocirurgia, unhas, orelhas, acne, cirurgia básica de consultório estão no cardápio a ser oferecido.

As possibilidades têm sido minuciosamente avaliadas, pois requerem organização complexa, mobilização de preceptores, pacientes e  acompanhamento rigoroso dos alunos. O CPA navega, enfim, a todo vapor.