Cirurgia de orelha

 

A orelha de abano é uma má-formação frequente nas orelhas, que atinge de 2% a 5% da população mundial. Pode ser manifestar em diferentes graus, do mais leve ao mais grave. Embora não comprometa a saúde, pode provocar problemas de imagem e autoestima, especialmente entre crianças e adolescentes.

O tratamento da orelha de abano é cirúrgico. Faz-se uma incisão na prega posterior da orelha e uma aproximação do pavilhão auricular ao crânio, remodelando o relevo. A cicatriz é invisível.

O procedimento é simples, seguro, dura aproximadamente 90 minutos e pode ser realizado no consultório com anestesia local ou geral (no caso de crianças). Ao final da cirurgia é realizado um curativo que mantém a nova posição obtida. O curativo permanece por 24 horas e é então substituído por uma faixa, que deve ser mantida por dois meses. A retirada dos pontos ocorre 15 dias após a realização do procedimento.

A recuperação é pouco dolorosa e os resultados são imediatos. Sua realização é indicada somente para pacientes maiores de 7 anos, pois a partir dessa idade as orelhas estão quase completamente desenvolvidas.