Hidradenite

 

A hidradenite é uma doença inflamatória crônica, decorrente da obstrução do folículo piloso, que leva à formação de nódulos subcutâneos inflamados e dolorosos, frequentemente confundidos com “espinhas internas” ou furúnculos. Pode haver uma ou mais lesões, em mais de um local, simultaneamente.

Mais comum entre as mulheres, adolescentes e adultos jovens, a hidradenite acomete principalmente as axilas e da virilha, mas pode manifestar-se também na região inferior das mamas e dos glúteos, na parte interna das coxas e ao redor do saco escrotal e do ânus.

Como a hidradenite está associada à obstrução do folículo piloso, para prevenir deve-se evitar uso de desodorantes antitranspirantes, depilação e raspagem excessiva dos pelos com lâmina.

Normalmente, o tratamento é feito com antibióticos locais e sistêmicos. Lesões maiores e dolorosas podem ser drenadas pelo médico, o que diminui a dor. Nos casos em que o problema é recorrente ou intenso, pode-se optar pelo tratamento cirúrgico, com a remoção da pele da área atingida, um procedimento ambulatorial e realizado com anestesia local. Casos crônicos mais extensos podem requerer cirurgias maiores em centro cirúrgico.