Transplante de sobrancelha

 

O transplante de sobrancelha é um procedimento indicado para os casos de perda da mesma, o que normalmente está ligado a fatores como depilação contínua com pinças, tricotilomania (costume involuntário de arrancar os fios), cicatrizes, queimaduras, acidentes e outros tipos de trauma no local.

Na reconstrução de sobrancelha, a técnica mais indicada é a FUE (Follicular Unit Extraction) que remove unidades foliculares pré-selecionadas contendo apenas um fio de cabelo. Essa técnica tem a vantagem de não deixar cicatrizes no local, quando comparada à técnica tradicional FUT (Follicular Unit Transplantation), em que as unidades foliculares de um fio são obtidas pela remoção de um segmento do couro cabeludo, com cerca de 8 cm na região da nuca, o que deixa uma cicatriz linear no local.

Para que se alcance um resultado harmônico, o transplante de sobrancelhas utiliza material colhido de áreas em que o cabelo não apresenta calvície e em unidades foliculares de um fio cada. Normalmente, a área escolhida é logo acima da nuca, onde os fios são mais finos.

Como as unidades foliculares são retiradas do couro cabeludo, existe a possibilidade de um crescimento desigual em relação aos existentes na sobrancelha, havendo necessidade de os fios transplantados serem aparados de tempos em tempos.

O procedimento é realizado com anestesia local e dura aproximadamente duas horas. Ao final da cirurgia, o paciente pode retornar para casa. É preciso evitar o sol por no mínimo dois meses e exercícios físicos por ao menos 15 dias após a cirurgia. O procedimento provoca inchaço na pálpebra e ao redor dos olhos, que pode ser atenuado com compressas frias e, normalmente, desaparece cinco dias após o procedimento.

O resultado definitivo pode ser observado quando os fios começam a nascer, o que leva cerca de 90 dias. No entanto, para os casos em que se deseja ainda mais densidade, outras sessões poderão ser programadas.