Verrugas

 

O que são verrugas?

Verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele ou membranas mucosas. Os vírus causadores das verrugas pertencem à família chamada papiloma vírus humano (HPV). O aspecto da verruga irá variar de acordo com o local acometido.

Sinais e sintomas

As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque, mas podem, também, ser escuras, planas e macias. Existem vários diferentes tipos de verrugas, como:

  • Verruga vulgar: usualmente cresce em volta das unhas, nos dedos e no dorso das mãos. Mais comuns nas regiões de pele submetidas a traumas frequentes (por exemplo, o ponto em que as unhas são aparadas/roídas ou as cutículas retiradas).
  • Verruga plantar: ocorre na sola dos pés. Quando as verrugas plantares crescem agrupando-se elas são chamadas de verrugas em mosaico. A maioria não forma saliência na sola dos pés, pois a pressão exercida ao caminhar as torna achatadas, empurrando-as para dentro da pele, causando dor intensa, semelhante à sensação de pedra no sapato.
  • Verruga plana: menor e mais macia que os demais tipos de verrugas. Tende a crescer em grande número – 20 a 100 ao mesmo tempo. Verrugas planas ocorrem em qualquer região do corpo, mas em crianças são mais comuns na face. Nos adultos são geralmente encontradas nas regiões da face cobertas por barba (homens) e nas pernas (mulheres).
  • Verruga filiforme: mais comum em idosos, forma lesão semelhante a um dedo projetada na superfície da pele.
  • Verrugas genitais: localizadas na região genital ou perianal, essas verrugas são mais macias e podem ser úmidas, quando localizadas nas mucosas. Tamanho e coloração variável, é mais frequente em adultos e pode ser transmitida pelo contato sexual.

Tratamento

Para saber mais sobre o tratamento das verrugas, clique aqui.